São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

panorâmica

CRISE

Tibete será reaberto para turistas no dia 1º de maio

DA ASSOCIATED PRESS

O Tibete será reaberto para grupos de turistas a partir de 1º de maio, após permanecer seis semanas fechado por causa dos conflitos na capital tibetana, Lhasa, informou na terça-feira o órgão regional de turismo.
Operadores de viagem e proprietários de hotéis e restaurantes reclamaram de grandes perdas causadas pelo fechamento das fronteiras da região.
Centenas de lojas, barracas que vendem bugigangas e outros empreendimentos voltados para turistas foram danificados durante os violentos protestos contra o governo chinês.
Os conflitos começaram após uma manifestação de monges budistas em alusão aos 49 anos de uma tentativa fracassada de independência da República Popular da China e do exílio do dalai-lama.
De acordo com as autoridades, cerca de 80% dos pontos de comércio danificados reabriram, embora os turistas sejam poucos.
No entanto, muitos templos e mosteiros da cidade permanecem fechados, cercados por soldados, enquanto monges são interrogados. As autoridades não disseram se eles também serão reabertos em 1º de maio.
Operadores de turismo estão considerando grandes descontos em pacotes para atrair os visitantes de volta ao Tibete, enquanto o governo considera a suspensão de taxas e outras formas de alívio fiscal para estimular a indústria turística.


Texto Anterior: Programe-se - Pé na estrada: Confira mais 25 pacotes para Tiradentes
Próximo Texto: Na Ilha de Páscoa: Turista pagará US$ 17 mil por danificar estátua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.