São Paulo, quinta-feira, 10 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional
ETIQUETA


China multa maus hábitos, como o ato de cuspir na rua

DA ASSOCIATED PRESS

A China multou mais de 50 pessoas em Pequim por cuspir durante um feriado na semana passada. A novidade é parte de um esforço para melhorar a imagem da cidade tendo em vista da Olimpíada do ano que vem.
Segundo a agência de notícias Xinhua, as autoridades do departamento de administração e do escritório de promoção da civilização mandou equipes de inspetores para áreas turísticas como a praça Tiananmen para fazer as pessoas pararem de cuspir na semana da comemoração do Dia do Trabalho.
Foram entregues mais de 10 mil sacos de lixo aos turistas, para lembrá-los de não jogar lixo no chão.
Os moradores afirmam que o hábito de cuspir é uma reação à secura e poluição do ar. Maus hábitos têm sido uma preocupação constante das autoridades e de líderes chineses, que vêem a Olimpíada como uma chance de impressionar o mundo e humanizar a imagem do país.
A administração nacional do turismo emitiu uma circular pedindo às agências de viagens e aos guias de turismo que corrijam maus comportamentos de turistas.
Pequim lançou diversas campanhas para que seja melhorada a sinalização em inglês, para parar com a mania do cuspe e para melhorar as maneiras da população. Também foi designado um dia por mês para ensinar aos chineses a respeitar filas, ao invés de furá-las. Motoristas de táxi e trabalhadores de hotéis estão recebendo aulas de etiqueta e de inglês.


Texto Anterior: Internacional: Museu foca alemães que ajudaram judeus
Próximo Texto: Pacífico Sul: Papua-Nova Guiné autoriza cassinos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.