São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Noite de San Pedro de Atacama também reserva boas surpresas

DA ENVIADA A SAN PEDRO DE ATACAMA

Além dos incríveis gêiseres, o deserto do Atacama guarda vários outros passeios obrigatórios. Um deles é o salar do Atacama, que fica a cerca de uma hora de carro de San Pedro. Vale a pena.
Não vá pela manhã. À tarde, é possível ver o pôr do sol, um dos cenários mais lindos da natureza, daquelas cenas que entram para a galeria de imagens inesquecíveis.
O horizonte bege com céu azul vai mudando de cor. Começa com amarelo e segue para diferentes tons de laranja, até chegar ao azul, ao roxo, e então escurecer.
Em outro dia, vá ao vale da Lua e ao vale da Morte -são próximos. No primeiro, a paisagem com o chão claro lembra a do satélite lunar.
O vale da Morte, de formações escuras, também é chamado de vale de Marte. Conta-se que o francês que registrou o nome escreveu Marte. Mas, como ele era estrangeiro, os locais pensaram que ele queria ter escrito Morte.

Distante
Em uma das noites, reserve o tour astronômico -em espanhol, inglês ou francês. Na rua Caracoles, 166, está a agência do francês Alain (www.spaceobs.com).
Por 15 mil pesos chilenos (cerca de US$ 30), um ônibus leva ao centro de observação, a 15 minutos de San Pedro.
Os turistas são acomodados em uma sala, onde receberão uma aula de iniciação em astronomia. Depois, seguem para o lado de fora, onde Alain continua as explicações -um pouco longas no frio de uma noite no deserto.
É a hora de ver a olho nu constelações como Escorpião e Cruzeiro do Sul. Mais de uma hora depois, ele então libera para a observação nos telescópios.
Aí, sim, chega a hora da diversão! Saturno, com seu anel, é visto perfeitamente -outra cena para guardar na lista dos momentos inesquecíveis da viagem. (LAS)


Texto Anterior: Gêiseres formam cenário de filme de ficção científica
Próximo Texto: Mundo bike
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.