São Paulo, quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA LOGO ALI

Montanha da Mesa e Victoria & Alfred Waterfront são visitas emblemáticas na capital legislativa do país

"Batendo um bolão", a cênica Cidade do Cabo esbanja beleza

FLÁVIO FLORIDO
ENVIADO ESPECIAL À ÁFRICA DO SUL

Uma das mais belas urbes sul-africanas, a Cidade do Cabo, ao pé da montanha da Mesa, é uma metrópole histórica cercada por 101 praias e por uma tradicional zona vitivinícola. Assim, relativamente pequena, mas esparramada em três quilômetros, a capital legislativa da África do Sul revela seus contornos quando avistada do alto de seu mirante natural -1.086 metros acima da baía. O nome, montanha da Mesa, traduz o formato dessa elevação, que antigos navegadores imaginavam ter topo plano. Até hoje, na cultura popular, se diz que a montanha é palco de uma competição "de fumo" entre o diabo e um capitão holandês: e, por isso, muitas vezes a montanha fica coberta de nuvens. No passado, diz-se, o primeiro marinheiro que a avistava recebia uma moeda de ouro. Quando, em dias nublados, as nuvens cobrem o topo, os sul-africanos apelidam o fenômeno de toalha de mesa. Existem várias maneiras para alcançar seu cume, dependendo do preparo físico e da disposição. É possível andar, pedalar e escalar -embora esta última opção exija acompanhamento de um guia, já que há cerca de 350 rotas. A alternativa popular -e escolhida por 600 mil pessoas/ano- é o teleférico suíço, ativo desde 1929. Inevitavelmente, nos seis minutos que dura a subida, você irá se lembrar do Rio. O teleférico comporta 65 pessoas. Não se preocupe em conseguir um bom lugar, pois, durante o trajeto, ele vira 360 . A estação superior está a 1.067 metros. Portanto, não deixe de levar um casaco, já que a temperatura ali é mais baixa. No topo da montanha, dá para realizar caminhadas com tempos de duração e distâncias diferentes -e avistar belas paisagens. A Table Bay e a montanha fazem parte do Parque Nacional Table Mountain e possuem grande biodiversidade. São aproximadamente 1.470 espécies de planta, muitas delas endêmicas, como a orquídea selvagem Disa uniflora.

Sala de visitas
Na antiga zona portuária da cidade, vá ao Victoria & Alfred Waterfront, uma área de entretenimento cercada de lojas, hotéis e apartamentos, rodeada pelo mar adiante e emoldurada pela montanha da Mesa. Os prédios têm estilo vitoriano e, lá, o notívago encontra locais com música ao vivo.


O repórter-fotográfico Flávio Florido viajou a convite da South African Tourism e da companhia aérea South African Airways (SAA)


Texto Anterior: África do Sul se aproxima do gosto verde-amarelo
Próximo Texto: África logo ali: Quarteirão preserva cultura muçulmana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.