São Paulo, quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATAGÔNIA ARGENTINA

Museu em Trelew guarda até ossadas de dinossauros

As cidades mais conhecidas do vale são as pacatas Gaiman e Dolavon, fundadas por galeses no século 19

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CHUBUT

Maior cidade da Província, mas afastada da orla, Trelew fica a 65 km de Puerto Madryn e é porta de entrada para Chubut, com seu aeroporto internacional.
A cidade em si, apesar de agradável, não tem grandes atrações. A exceção é o museu Egidio Ferruglio, mais conhecido pela sigla MEF (www.mef.org.ar/mef/), um dos mais importantes museus paleontológicos da América do Sul.
Suas salas são organizadas em ordem cronológica, das eras mais recentes até as mais remotas, com exemplares de fósseis e ossadas dos dinossauros que viveram na região.
Já no baixo vale do rio Chubut fica o parque paleontológico Bryn Gwyn. Caminhar pela trilha do parque em meio a formações geológicas é um complemento perfeito.
Mas o vale do Chubut é mais conhecido pelas pacatas cidades de Gaiman e Dolavon, fundadas por imigrantes galeses no fim do século 19. O rio Chubut foi importante para o assentamento dos pioneiros e para a agricultura e economia, sendo o único rio que quebra a aridez da estepe patagônica.
As tradições galesas são mais visíveis nas casas de chá. Uma dessas é a Ty Nain, que abriga um pequeno museu, cuidado com muito esmero por Ruben Ferrari e sua mulher.
Outra casa de chá, mais pomposa, é a Ty Te Caerdydd. Seu trunfo é a visita que a Lady Di fez em 1995. Há retratos da princesa nos salões e os objetos que ela utilizou, como xícara suja, colheres e até o resto de chá que ela não bebeu.
Além das casas de chá, outras construções fazem parte do roteiro do vale, como capelas, chácaras, um moinho de farinha (Antiguo Molino Harinero, hoje um restaurante) e a primeira casa de Gaiman, preservada e aberta aos visitantes.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Fique atento
Próximo Texto: Contraste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.