UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Próximo Texto | Índice

MUNDO MEDITERRÂNEO

Cruzeiros só têm parada na cidade italiana no ano que vem, mas navios logo chegam ao Brasil

Transatlânticos apequenam Veneza

SILVIO CIOFFI
ENVIADO ESPECIAL AO MEDITERRÂNEO

Agora, só no ano que vem. Os cruzeiros que zarpam de Veneza e singram o Mediterrâneo, passando por Bari e levando a destinos como Êfeso, Olímpia, Atenas e Istambul, são realizados só até o início de novembro.
Mas a boa notícia é que, na sequência, os transatlânticos muitas vezes tomam o rumo da costa brasileira.
Quem tiver a sorte de embarcar em Veneza no ano que vem encontrará navios fazendo a viagem já em maio. Em geral, os cruzeiros duram uma semana exata, começam e terminam num sábado.
A sensação de partir da cidade é única: os navios são enormes e, quando cruzam o Grande Canal, saindo do porto, revelam a Piazzetta, a piazza San Marco e o palácio Ducal de cima para baixo.
Na volta, quando Veneza amanhece na janela, o cruzeiro está chegando ao fim. Aí, pode ser hora de explorar essa cidade que recebe 12 milhões de turistas/ano.
Sempre dá para navegar na internet, e os sites de Veneza (www.turismovenezia.it) e o do Ente Nazionale per il Turismo (www.enit.it) são ricos de informações. Mas o sonho mesmo é flanar naquelas ruelas e canais e se perder num mar de histórias.


Silvio Cioffi, editor de Turismo, viajou a convite da Costa Cruzeiros e da The Leading Hotels of the World.


Próximo Texto: Veneza, com aéreo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.