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São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

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MERCADO

Em evento da Braztoa, ministério e entidade anunciam trabalho conjunto para obtenção de linhas de crédito

Pagamento de pacote poderá ser facilitado

DA REPORTAGEM LOCAL

Debates dos operadores com o Ministério do Turismo e com as companhias aéreas marcaram o 20º Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), realizado nas últimas terça e quarta em São Paulo só para agentes de viagem.
O presidente da Braztoa, José Zuquim, afirmou que a entidade está trabalhando com o ministério do Turismo para que instituições financeiras, como a Caixa Econômica Federal, ofereçam financiamentos para que as empresas possam vender pacotes em dez ou 20 parcelas com juros abaixo do mercado. Segundo Zuquim, isso deverá acontecer na próxima temporada de inverno. "O volume de vendas vai aumentar assustadoramente."
A feira da Braztoa (www.braztoa.com.br) teve um formato diferente nesta edição. Em vez de andar pelo centro de exposições atolados de papéis, os visitantes só recebiam um panfleto com cinco ofertas de cada operadora e depois pegavam o material delas, reunidos numa bolsa, no final do evento. O objetivo, segundo Zuquim, era incentivar a conversa entre agentes e operadores.
A Galileu, empresa que detém o sistema de reservas online homônimo, emprestou um computador para cada operadora apresentar seus produtos. Porém, segundo os expositores, os visitantes não demonstravam muito interesse em pesquisar seu conteúdo.

Representante em Brasília
Também no evento, ficou decidido que o empresário Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo) defenderá o setor em Brasília para evitar que seja aprovada uma lei, em tramitação no Senado, que atribui às operadoras toda responsabilidade por problemas que ocorram durante as viagens.
Para a Braztoa e a Abav (associação das agências de viagens), as empresas associadas só podem ser responsabilizadas pelo serviço de intermediação entre fornecedores (como hotéis e companhias aéreas) e consumidores finais.
A Braztoa, que pretende criar um serviço de ombudsman, tem 57 empresas associadas e representa 85% das vendas dos pacotes turísticos nacionais e internacionais no país.
Em 2004, os encontros comerciais de São Paulo serão nos dias 24 e 25 de março e 9 e 10 de novembro. No dia 27 de março, a entidade organiza um encontro comercial no interior paulista, provavelmente em Campinas.
(MARISTELA DO VALLE)


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