São Paulo, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DE FÉRIAS, TRALHA EM ORDEM
Chegando em casa, salve os arquivos em DVD e escolha os melhores momentos para mandar aos amigos

Ao baixar fotos, nomeie pastas com data

DA REDAÇÃO

De que adianta tirar milhares de fotos numa viagem se elas nunca saírem do seu cartão de memória? Para o diretor de arte Mario Amaya, 40, essa é a armadilha das máquinas digitais. "Foto digital é muito fácil de tirar. E de acumular", diz.
Para colocá-las em ordem, segundo Amaya, a primeira coisa a fazer é descarregar os cartões e nomear as pastas com o mês e o ano em que foi feita a viagem e o nome do destino.
Em seguida, o ideal é fazer uma edição desse material. Excluir as fotos repetidas e nomear as que sobrarem, uma por uma, com informações que sejam úteis para você se lembrar de cada momento registrado.
É o que costuma fazer a estudante de arquitetura Fernanda Velzi, 23. "Descarrego no computador, faço uma triagem e separo as fotos em pastas. Isso facilita quando quero encontrar determinada imagem. Dependendo da viagem, seleciono algumas para imprimir", diz.

Saída virtual
Como é possível que você tenha feito centenas -ou até milhares- de fotos na sua viagem de férias, jogar todo esse material em sites como Flickr (www.flickr.com) ou Picasa (picasaweb.google.com) pode não ser uma boa ideia.
"Esses sites costumam ter limite de armazenamento. Você só pode colocar um determinado número de imagens. Então, para guardá-las, use uma mídia gravável, como o DVD", diz Amaya. Não se esqueça de etiquetar e datar seu backup para facilitar a organização.
Depois de estar tudo são e salvo (de preferência em dois DVDs, para que você fique com uma cópia desse material), aí, sim, será hora de selecionar algumas delas para colocar nos sites de adicionamento de fotos ou nos sites de relacionamento, como o Orkut (www.orkut.com), o Facebook (www.facebook.com) e até o Twitter (www.twitter.com). "Este último não permite subir fotos, mas tem uma ferramenta interessante, que é o Twitpic [http://twitpic.com], em que você coloca a foto e dá um link no Twitter", afirma Amaya.

Durante a viagem
Há algumas dicas simples, mas eficientes, para o turista tirar fotos das quais vai se orgulhar na hora de mostrar aos amigos. Comece comprando cartões de oito gigas. Cabem mais de mil fotos em cada um deles. Mesmo assim, compre dois, para trocar quando for preciso e não ficar com receio de não ter mais espaço no cartão de memória na viagem.
Lembre-se de que nem sempre você terá acesso a um computador para descarregar as fotos. Por isso, como lembra Fernanda, o cartão de reserva é essencial. "Quando viajei para a Disney no final do ano passado, levei um cartão de memória, os cabos USB da máquina e um pendrive para guardar as fotos. Mas não consegui um computador para descarregar. Acabei fazendo menos fotos do que gostaria", conta.
Para otimizar o cartão de memória, faça uma pré-edição logo após dar o clique. Na hora de dispará-los, procure fundos mais limpos, para valorizar o que você realmente quer mostrar; experimente enquadrar mais vezes na vertical; e não olhe só para o centro da foto, mas tudo o que estiver enquadrado -pode valer a pena descentralizar o que você quiser destacar. (PPR e AS)


Texto Anterior: Ideal é limpar barraca ainda no camping
Próximo Texto: Veja como guardar bem as suas botas de esquiar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.