São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2010

Próximo Texto | Índice

ALEMANHA RENOVADA
Museu do cinema celebra Marlene Dietrich em prédio futurista; arquitetura revela a história da cidade

Há 20 anos, Berlim retomou status

Timur Emek-9.mar.2010/France Presse
Jovens aproveitam a tarde em frente ao prédio do Reichstag, que tem domo de vidro de Norman Foster

DA REPORTAGEM LOCAL

Poucas cidades têm uma ligação tão íntima com os principais acontecimentos da história mundial quanto Berlim -que voltou a ser a capital há 20 anos, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte ocidental do país. Mais: poucas cidades combinam o passado com as tendências mais modernas tanto quanto Berlim.
Esta edição do caderno de Turismo traz um roteiro atento para essas facetas da cidade, que vive em mutação desde a queda do Muro de Berlim, há mais de 20 anos, mas não descuida dos tesouros históricos.
O Filmmuseum Berlin, museu dedicado ao cinema, abriga em um prédio futurista objetos relacionados a filmes alemães de todos os tempos. Sua principal atração é dedicada a Marlene Dietrich, que começou a galgar a fama na década de 1930. Na pág. F4, um relato mostra como é participar da famosa cena noturna.
Na pág. F6, um roteiro pelos edifícios construídos antes e depois da reunificação do país não é só uma maneira de passear pelo tempo mas também pela história da arquitetura.
Embarque, nas próximas páginas, em um roteiro salpicado de história e modernidade.


Próximo Texto: Dietrich é a estrela de museu sobre o cinema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.