São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARROCOS

Mesquita domina a paisagem de Casablanca

Terceiro maior templo islâmico do mundo foi erguido para o 60º aniversário do então rei Hassan 2º

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MARROCOS

Debruçada sobre o Atlântico, a Grande Mesquita Hassan 2º domina a paisagem. No sul de Casablanca, é a terceira maior do mundo -atrás de Meca e Medina, ambas na Arábia Saudita. Abriga 25 mil fiéis e, nos arredores, até 150 mil devotos.
O projeto é fruto do desejo do rei Hassan 2º de deixar para a posteridade um marco digno de seu reinado. "Quero uma grande mesquita a extremo oeste do mundo muçulmano", ordenou no início dos anos 80.
Foi uma corrida para que a obra fosse concluída antes do 60º aniversário do monarca. Assim foi feito. Em 1989, o prédio foi inaugurado.
O projeto do arquiteto francês Michel Pinseau envolveu 35 mil artesãos marroquinos. O minarete, chamado de farol do Islã, tem 200 m de altura.
No interior, destaque para o teto de cedro esculpido e os 50 lustres de cristal de Murano -cada um com 1.200 kg. Foram gastos quase 2 bilhões, em grande parte financiados pelo governo. A mesquita pode ser visitada todos os dias, menos às sextas, dia sagrado dos muçulmanos. O ingresso para tour guiado de uma hora custa 10.
(LETÍCIA FONSECA-SOURANDER)


Texto Anterior: Comunidade berbere conserva identidade cultural e idioma
Próximo Texto: Marrocos: Riqueza de detalhes define a arquitetura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.