São Paulo, segunda-feira, 12 de fevereiro de 2001

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Praias são locais para ver e ser visto

NO RIO DE JANEIRO

Se alguém lhe disser que, para ver e ser visto no Rio, o melhor é andar nos calçadões das praias, ele não estará errado. Experimente caminhar despreocupadamente em Ipanema ou Copacabana, assim, como quem não quer nada. Seus olhos e sentidos provavelmente confirmarão a beleza da paisagem.
Mas também ficarão atentos aos transeuntes, na esperança de encontrar alguém conhecido, famoso ou simplesmente bonito.
As chances são grandes, já que, segundo a Embratur, o número de visitantes na Cidade Maravilhosa aumentou 76% nos últimos cinco anos. Em 2000, foram 7 milhões de turistas, a maioria brasileiros (cerca de 71%, de acordo com a ocupação hoteleira). Em 1995, foram 4 milhões.
Em Ipanema, que recentemente foi tema de um livro de memórias -"Ipanema, se Não me Falha a Memória", de Jaguar-, os quatro quilômetros de calçadão são frequentados por artistas de TV e intelectuais. Num domingo, pode-se ficar sentado em um quiosque, tomando água-de-coco e observando estrangeiros, idosos, cachorros e ciclistas curtindo a praia, cada um à sua maneira.
Na rua Paul Redfern, ainda em Ipanema, os restaurantes oferecem massas e frutos do mar. Os maîtres estarão sempre dispostos a ir até a porta atendê-lo, explicar o cardápio e tentar fisgá-lo.
Aos domingos, a praça General Osório, a duas quadras da praia, abriga uma feira supostamente hippie que convida a uma caça a tranqueiras em geral.
Já Copacabana, uma das curvas mais famosas da geografia do Rio, é parada obrigatória para o turista em visita à cidade.
Só é bom evitar áreas como a das proximidades da discoteca Help, pois você corre o risco de sentar em uma mesa rodeada de gringos discutindo o desempenho sexual da noite anterior.
Copacabana tem ainda sempre um ou outro evento agitando a areia. No último final de semana de janeiro e no primeiro do mês de fevereiro, por exemplo, foi palco do projeto Cinema Tocado.
O evento exibiu filmes brasileiros, precedidos de shows com músicos que participaram das trilhas sonoras. O projeto atraiu 38 mil pessoas às ondas do mar e da calçada de uma das praias mais famosas do mundo.
Para saber sobre as praias e condições da água, acesse o site www.rio.rj.gov.br/smac/balneab. (CKT)



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