São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Berlim abre museu que ficou 70 anos fechado

DA ASSOCIATED PRESS

O museu Neues, em Berlim, ficou pronto na última quinta-feira após seis anos de trabalhos para reparar danos causados por bombas na Segunda Guerra Mundial, que arruinou grande parte do prédio.
O arquiteto britânico David Chipperfield passou as chaves do prédio vazio a autoridades da cidade.
O museu é um dos cinco que formam a Museuminseln (www.museen-berlin.de), uma ilha com museus que é um dos complexos culturais mais conhecidos da cidade.
A instituição será aberta em outubro e vai abrigar, como fazia antes da guerra, a coleção egípcia de Berlim, completa, com o famoso busto de Nefertiti. O evento marca a primeira vez desde 1939 que todos os museus da ilha estarão abertos.
"O museu Neues finalmente acordou de seu coma", disse o prefeito Klaus Wowereit, que descreveu a passagem das chaves como "um grande dia para a cultura em todo o mundo".
A restauração de 200 milhões incorporou o material original que sobreviveu aos bombardeios. Alas inteiras foram destruídas, incluindo a escadaria central. O museu Neue, projetado por Friederich August Stueler, originalmente abriu suas portas ao público em 1855. Ele fechou no começo da guerra, em 1939.


Texto Anterior: Programe-se: Confira 19 pacotes para a Semana Santa
Próximo Texto: EUA: Acordo facilita venda de álcool em Utah
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.