UOL


São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque japonês leva curiosos a memorial

DA ENVIADA ESPECIAL

A memória de 2.335 militares norte-americanos mortos em um surpreendente ataque aéreo japonês em 7 de dezembro de 1941 ainda permanece nos destroços dos navios de guerra em Pearl Harbor, na ilha de Oahu. Hoje, um monumento erigido sobre os restos do USS Arizona, afundado pelos japoneses, atrai todos os dias milhares de turistas, levados até lá por uma pequena embarcação da Marinha americana.
As longas filas na entrada do porto em Oahu podem prolongar a visita por mais de duas horas. Para passar o tempo, os visitantes se acotovelam no museu que ilustra o episódio e na loja de suvenires. Voluntários, sobreviventes do ataque, circulam contando histórias e respondendo a perguntas.
Um pouco antes de embarcar para o memorial, um bom documentário de 23 minutos com imagens da época conta a história do ataque, acompanhado por uma narração que enaltece a coragem dos soldados mortos e até mesmo a qualidade e a inteligência dos estrategistas japoneses.
Antes de virar um porto militar alugado pelos EUA em 1887, Pearl Harbor foi importante para os criadores de ostras no século 18 e fundamental para a cultura baleeira e para a exportação de açúcar e abacaxi no século 19. (ALB)


Texto Anterior: Luaus apresentam hula para turista
Próximo Texto: Ondas ditam o fluxo de veículos em Maui
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.