UOL


São Paulo, segunda-feira, 12 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha cede cenários para Hollywood

DA ENVIADA ESPECIAL

Elvis Presley filmou por lá. Harrison Ford também. Ao todo, mais de 70 filmes de Hollywood e seriados de TV foram filmados em Kauai desde os anos 50. A ilha já se fez passar por um paraíso no Caribe, uma floresta pré-histórica e até uma aldeia no Quênia.
Próximo à capital, Lihue, o hotel Coco Palms, destruído pelo furacão Iniki em 1992, é o primeiro marco cinematográfico. Embora não tenha sido restaurado, continua reverenciado pelo glamour que emprestou a "Feitiço Havaiano", estrelado por Elvis, em 1961.
A acidentada costa de Na Pali faz o papel da ilha onde vive King Kong na refilmagem de 1976, com Jessica Lange.
Já o cenário tropical do interior da ilha substitui a América do Sul em "Os Caçadores da Arca Perdida" (1981), de Spielberg. Em uma cena de "Epidemia", com Dustin Hoffman, uma "aldeia africana" foi destruída às margens do rio Wailua. Quem tem mais de 30 anos deve se lembrar das cascatas gêmeas na abertura do seriado de TV "A Ilha da Fantasia", rodado nas cachoeiras de Wailua.
Mesmo as crianças reconhecerão os cenários da ilha. Em "Dinossauros", animação da Disney de 1998, cenas foram produzidas a partir de filmagens na região de Kilauea. Em outro longa animado do estúdio, os personagens Lilo & Stitch se conhecem na ilha e, em "Capitão Gancho", de 1991, a Terra do Nunca fica em Kauai. (ALB)



Texto Anterior: Cânion se esparrama ao longo de 20 km
Próximo Texto: Costa Esmeralda: Em SC, Ganchos preserva prosa de pescador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.