São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Grécia aposta na revitalização do turismo como fuga da crise

Para premiê grego, setor pode ser "estrela" do desenvolvimento

DO "GUARDIAN"

Chegando a Delos por seu porto ancestral, o visitante se vê em um local distante de Atenas e, aparentemente, da crise econômica na Grécia.
Quem foi a Delos na semana passada, porém, não pôde deixar de perceber que a crise também assombra o local, com sujeira na praia e monumentos sem manutenção.
Um ano após receber um socorro de 110 bilhões, a Grécia ainda luta contra o colapso econômico. Mas, para os gregos, a resposta está mais próxima: o turismo, setor que responde por um em cada cinco empregos e 18% do PIB grego.
"O turismo pode ser a estrela do desenvolvimento. Um modelo para o desenvolvimento econômico", disse o premiê grego, George Papandreou, em um discurso para membros do setor industrial. "A reputação de nosso país é fortalecida quando a riqueza de nossos monumentos é exibida, e quando associada ao mito, à história, à tradição, aos produtos e à dieta grega."
O premiê citou Spinalonga, forte e depois leprosário próximo de Creta imortalizado no livro de Victoria Hislop, "A Ilha", como exemplo de riqueza "que não conhecemos ou não sabemos como promover de modo organizado". Ele diz que a Grécia deve procurar ser um dos dez melhores destinos do mundo.
Em 2010, o governo baniu a necessidade de visto para não europeus, renunciou a taxas de aterrissagem e decolagem e facilitou investimento estrangeiro no setor.
Após vários anos mirrados, veio uma temporada abundante, com ilhas populares como Kakynthos com aumento de 200% no numero de visitantes na Páscoa.
"Caso a Grécia se tornasse um dos dez melhores destinos, o setor responderia por 20% do PIB e um a cada quatro empregos", diz Andreas Andreadis, presidente da Associação Grega de Empreendimentos de Turismo.


Texto Anterior: Overbook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.