São Paulo, segunda-feira, 12 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESQUI LOGO ALI

Com serviços de esqui unificados no cerro Catedral, turista desliza pela neve de 600 hectares de pistas

Passe único oferece mais área esquiável

Divulgação
Esquiadores em Bariloche, onde fica o maior centro de esqui da América do Sul, com 600 ha de pistas


DA ENVIADA ESPECIAL A BARILOCHE

Bariloche é dona do maior centro de esqui da América do Sul. Localizado a 19 km do centro, o cerro Catedral possui 1.200 hectares, dos quais 600 são pistas esquiáveis. Neste ano, apenas uma empresa está explorando os serviços de toda a estação de esqui: a Catedral Alta Patagônia, que antes se responsabilizava por só uma parte da montanha. Com o novo contrato de concessão, a empresa ampliou a infra-estrutura para a temporada.
O usuário pode esquiar em toda a montanha com um único passe. Antes, como duas empresas tinham a concessão, o turista só usava os meios de elevação daquela que havia lhe vendido o passe ou comprava dois deles.
A cúpula do cerro Catedral chega a 2.388 metros de altitude, mas a altura máxima do centro de esqui é de 2.100 metros. São 47 pistas para diferentes níveis de experiência e 140 hectares para a prática de snowboard.
A parte sul da montanha foi totalmente renovada. Os oito paradores (locais de descanso com restaurante, lanchonete e serviço médico) foram reformados, e os motores a gás e a óleo dos meio de elevação, substituídos por motores de tração traseira, mais silenciosos e não-poluentes. Em dois anos, a mudança deverá ser feita na parte norte do cerro.
Os pontos de elevação ganharam novas cadeiras, com assentos feitos de material antiderrapante. As cadeiras duplas do complexo Princesa 3, próximo ao parador Conexão, foram substituídas por 58 cadeiras de três lugares.
Com a modernização, os 35 meios de elevação agora possuem capacidade para transportar 26.376 esquiadores por hora.
Outros oito novos pontos, entre restaurantes, cafés e paradores, foram instalados, totalizando 17 opções de parada na montanha.
A parte sul também ganhou novos canhões para a produção artificial de neve e cadeiras de elevação com seis lugares.

Crianças
Na base da montanha foi instalado o Kid's Club, um espaço para crianças de até oito anos. Em frente às cadeiras de elevação Princesa, o clube, com ar-condicionado, oferece atividades educativas, recreação e aulas de esqui, enquanto os pais praticam o esporte.
O clube tem uma praça cercada, ao ar livre, com uma área de neve artificial. As crianças são atendidas por monitores e professores, sendo alguns de educação física.
Para quem nunca se aventurou a vestir as pesadas botas de neve, há escolas com 150 instrutores preparados para ensinar todos os níveis de esqui e snowboard.
Quem não tem equipamento próprio pode alugar toda a indumentária necessária para se proteger do frio nas várias lojas de aluguel de roupas localizadas na base da montanha ou no centro.
Para os mais profissionais, foram inauguradas três áreas que oferecem rampas de saltos. Na montanha também há outras atividades invernais, como passeios de moto na neve, raquetes para caminhar na superfície branca, que também podem ser alugadas, ou passeios em trenós.
Na base do cerro Catedral, o Las Terrazas oferece 7.800 metros quadrados de área comercial em três níveis, galeria de arte e praça de alimentação variada.
A temperatura no monte varia de 2C negativos a 12C no inverno, e o clima é seco, com ventos vindos do sul. O cerro está aberto das 9h às 17h e pode ser fechado se as condições climáticas não garantirem a segurança do público.
O caminho de 19 km do centro ao complexo de esqui é pavimentado e há serviços regulares de microônibus a cada 30 minutos.
(CLAUDIA DIANNI)


Texto Anterior: Pacotes para Bariloche
Próximo Texto: 100 km de SP: Piedade abastece turismo com sabor da roça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.