São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AL AIRE LIBRE

Portenhos desencanados povoam reserva

DA ENVIADA ESPECIAL A BUENOS AIRES

Duas avenidas separam uma fileira de prédios de um refúgio verde. Durante a semana, Puerto Madero concentra os engravatados de Buenos Aires. No fim de semana, a reserva ecológica Costanera Sur concentra os "embermudados".
A reserva é uma área verde de 360 hectares que serve de escudo para uma porção da margem do rio da Prata. Para chegar ao rio, são menos de 30 minutos de pedalada por trilhas freqüentadas pelas aves da região -a reserva foi reflorestada, mas, com o tempo, foi reproduzido ali o ecossistema original.
O melhor jeito de explorar a área é de bicicleta. A magrela pode ser alugada nas calçadas às margens da reserva. A hora do aluguel custa 5 pesos (R$ 3).

Percorrido
Bicicleta alugada, ela vai quase que sozinha para dentro da reserva, o começo inevitável do passeio percorrido sobre duas rodas.Vale gastar ao menos uma hora pedalando pelas trilhas (veja mapa). Depois de uns 15 minutos, há um mirante para o bairro de Puerto Madero.
Mais uns dez minutos e se chega à margem do rio. Antes de chegar à "praia", há uma bifurcação. Para a direita, a trilha segue para dentro da mata. E à esquerda, vai para o rio.
Se seguir para a direita, prepare-se: potentes pernilongos atuam nessa trilha. Pessoas sensíveis podem ficar impressionadas com o tamanho das bolotas que elas rendem.
Para a esquerda, há simpáticos bancos de jardim. Encoste a magrela em algum deles e se delicie com a paisagem. Essa é uma face pouco conhecida da cidade, a sua vida ao ar livre.
Nos fins de semana e feriados, a reserva Costanera Sur e seus arredores ganham um ar de praia, que fica ainda mais evidente no entorno do parque.
As calçadas ficam cheias, as barracas de comida e bebida também. Crianças correm e casais pedalam. Parece que a cidade inteira está ali.
Para entrar no clima, espere a fome bater e vá a uma barraquinha de choripán. O sanduíche de calabresa versão argentina tem como principal diferença em relação ao nosso o chimichurri -mistura de ervas com azeite, alho e pimenta. Para acompanhar, as barraquinhas servem bebidas enlatadas, como refrigerantes, sucos e chás. Mas há também diversas vendas de sucos naturais. Saindo da calçada que cerca a reserva, em poucos minutos chega-se a Puerto Madero, onde centenas de turistas caminham de um lado para o outro cercados por restaurantes voltados para os diques.
De volta à reserva, uma volta completa pelas calçadas ao seu redor mostra bulevares ajardinados e argentinos assando carne em pequenas grelhas.
Depois de algumas horas na magrela, o saldo é conhecer uma face mais à vontade dos portenhos, diferente da imagem de elegância sisuda que se costuma associar a eles -mas sem prejuízo para o charme, que aqui aparece de uma forma mais despojada. (HL)

RESERVA COSTANERA SUR


Av. Tristán Achaval Rodríguez, 1.550; aberta de ter. a dom. das 8h às 18h, de abril a outubro, e de ter. a dom., das 8h às 19h, de novembro a março. Fecha nos feriados de 1º de Maio, Natal e Ano Novo. Em feriados que caem na segunda-feira, a reserva abre normalmente. Tel.: 00/ xx/54/11/4893-1588.


Texto Anterior: Al aire libre: Veja dicas para pedalar e ficar ao ar livre, à toa
Próximo Texto: Al aire libre: De 1876, jóquei de Palermo tem ares aristocráticos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.