São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2007

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Internacional

Dia turístico tenta espanar má fama de Paris com visitantes

SAP - Campanha pede que garçom francês gaste seu inglês e que taxista use seu sorriso para agradar ao turista estrangeiro

DA ASSOCIATED PRESS

A cidade deles é o destino turístico mais procurado do mundo, mas os parisienses, às vezes, parecem extremamente irritadiços com isso.
Na segunda-feira, as autoridades começaram a tentar mudar essa fama, pedindo aos taxistas que sorriam e aos garçons que gastem o seu inglês.
Aos turistas, por sua vez, foi dada a recomendação de tentar produtos franceses em vez de entrar no primeiro Starbucks à procura de bons serviços.
Assim que o prefeito parisiense, Bertrand Delanoe, lançou o Dia Turístico de Paris (programado para se tornar um evento anual) na praça Trocadero, a reação foi previsível: os parisienses disseram que sua reputação de rudes é exagerada e os visitantes discordaram.
Paul Roll, diretor do Escritório de Turismo de Paris, admitiu que a cidade tem uma imagem "algo hostil", mas defendeu seus compatriotas. "Os cidadãos franceses são tímidos quando precisam falar em uma língua estrangeira. Eles têm um sotaque muito forte, o que dificulta a compreensão", disse.
Roll afirmou que a campanha está engajada em fazer com que os parisienses entendam quão importante são os turistas para o crescimento da economia local. Dos empregos da cidade, 12% estão diretamente conectados ao turismo.
Quiosques de "embaixadores de boas-vindas" foram colocados em cinco pontos turísticos estratégicos, como perto da catedral de Notre Dame ou na praça da Bastilha.
"Para ser franca", afirmou a turista brasileira Joana D'Arc de Almeida, "eu acho que Paris precisa aprender a lidar com os turistas porque eles trazem dinheiro. Parece que já ganharam tanto com isso que não se preocupam mais com as pessoas".
A guia de turismo Nicole Rimbaud insistiu que os hábitos dos seus amigos parisienses estão mudando: "Quando os visitantes fazem um esforço e tentam explicar que não falam francês em vez de já irem falando inglês, os franceses podem ser bastante calorosos".

Alguém tem que ceder
Aos que estiveram no evento do Dia Turístico de Paris foi oferecido água e suco de laranja -e uma "Cartilha para o Parisiense e o Visitante".
"Vou tirar um tempo para dar informações aos visitantes. Usarei minhas noções de línguas estrangeiras para responder na linguagem deles", diz a campanha aos parisienses.
Para os turistas, as advertências são "eu vou experimentar o estilo de vida parisiense" e "eu vou aproveitar a minha estadia para experimentar produtos franceses".
Não é a primeira vez que a cidade tenta melhorar suas maneiras -nem será a última. Além do evento que houve na segunda-feira, as autoridades também estão oferecendo projetos amigáveis de longo prazo.
Em todo caso, Roll lembra que os turistas têm receio dos serviços parisienses, mas mudam essa imagem depois de visitar a cidade -97% dizem querer voltar, afirma.
No ano passado, a capital francesa recebeu 15,3 milhões de visitantes.


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