São Paulo, segunda-feira, 12 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dispersa, consulta dura 10 minutos

DA ENVIADA ESPECIAL

Coração de boi, arroz, feijão-fradinho, folhas, fotos e dois bonecos de vodu amarrados. Tudo isso no canto de uma sala pequena em uma rua de casas simples próxima ao dique do Tororó. Lá mora Jadson de Oxóssi. E os ingredientes acima são de um feitiço. "Estou fazendo uma amarração de anjo da guarda. Quando duas pessoas são amarradas pelo anjo da guarda, nada as separa."
A decoração inclui ainda uma grande estátua de Iemanjá, um tabuleiro de palha com os búzios e um monte de cartas, as ferramentas do trabalho do adivinho.
Na sala não é permitido entrar de sapatos. O pagamento da consulta (R$ 20) deve ser posto sobre a mesa antes de ela começar. Fora da sala, um cliente espera seu banho de descarrego ficar pronto. Calhamaços de folhas são transportados para a outra sala, onde o banho está sendo preparado.
Começa a consulta. Jadson pergunta nome completo, idade, nome do pai e da mãe para dizer quem é o orixá do consulente. Bate o sino e joga os búzios. Antes que diga o resultado, o cliente do banho grita: "Pode se enxugar ou tem que esperar a água secar?" Todo cuidado é pouco para não fazer o banho perder a força.
Jadson entra e sai da sala, atende celular, chama a secretária, tudo enquanto responde sobre o futuro. Em dez minutos a consulta é encerrada, e a recomendação é fazer um descarrego para se livrar do olho gordo.
Em outra ladeira próxima, a sala de mãe Rita tem pouca iluminação. Na mesa, muitas imagens, um copo-d'água e pedras e guias coloridas. Uma agenda com o logo da MTV destoa da atmosfera.
"Quando o cliente prefere, leio os búzios, mas sou boa mesmo é em ver em copo-d'água." A Folha pergunta qual será o resultado da eleição. A mãe-de-santo roda a baiana: "Não aguento mais essas coisas. Chega a Copa do Mundo e todo mundo vem aqui para saber quem vai ser campeão. Em época de eleição, todo mundo pergunta quem vai ganhar. Eu não respondo essas coisas não". (HHL)


Texto Anterior: Afro-Bahia: Rota mística de Salvador lava a alma
Próximo Texto: Folhas tomam conta de lojas especializadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.