São Paulo, quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Faça roteiro virtual por sites relacionados a Mark Twain

DE SÃO PAULO

O escritor norte-americano Mark Twain (1835-1919), pouco menos de um ano após seu centenário de morte, entra de novo em pauta por conta de alterações na nova edição de seu clássico, "As Aventuras de Huckleberry Finn", pela editora americana NewSouth Books, que trocou o termo "nigger" [algo como crioulo] pela palavra "slave" [escravo].
Além de discutir a polêmica em fóruns, internautas fãs de Twain podem fazer um roteiro pela internet inspirado no autor norte-americano.
Há, por exemplo, uma webcam ao vivo (www.earthcam.com/usa/missouri/hannibal) mostrando a casa onde o escritor cresceu, em Hannibal, no Missouri. Nesta época do ano, a casa de muro branco está coberta de neve.
A casa abriga um museu, Mark Twain Boyhood Home and Museum (museu e casa da juventude de Mark Twain), cujo website (www.marktwainmuseum.org) traz informações sobre exibições, sobre o autor e uma galeria de fotos. Há ainda um tour virtual pela propriedade, que inclui oito prédios.
Com alguma perseverança, é possível avistar o famoso rio Mississippi, que tanto marcou a obra de Twain, no fundo da imagem que mostra a fachada do museu.
Caso não seja o suficiente, há uma webcam (www.nola.com/bridgecam/video) mostrando, em tempo real, o Mississipi e uma grande ponte, em Nova Orleans.


Texto Anterior: Planet@ Letra: Webcams colocam "birdwatching" na tela
Próximo Texto: Overbook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.