São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOSAICO MÍSTICO

Templo foi poupado pelo tsunami

Mammallapuram, na costa do mar de Bengala, viu a onda varrer a praia e deixar intacto o prédio do séc. 7º

NA ÍNDIA

A cerca de uma hora de carro de Chennai, pela costa do mar de Bengala, fica Mammallapuram, cidade que merece ao menos uma noite. É difícil apontar se o destaque é o templo da Costa ou a escultura de Arjuna.
O primeiro é uma edificação do século 7º que permanece conservada, apesar de estar a poucos metros do mar. Os habitantes da cidade contam que o tsunami de 2004, que atingiu a praia onde está o templo, poupou só esse prédio.
A escultura de Arjuna é um verdadeiro livro de mitologia hindu, esculpido num paredão de 30 m x 12 m. Diz a lenda que faraós egípcios que visitaram o local equipararam o paredão à grandiosidade das pirâmides.
Na volta para a capital, Kanchipuram vale uma parada. Além de ter cinco templos, é um local famoso pela produção de seda. Em várias lojas, o turista pode ver a produção do tecido em teares manuais. Algumas exploram mão-de-obra infantil, por isso é bom pesquisar antes de comprar. (LUÍS FERRARI)


Texto Anterior: Templo Arunachaleswar encanta até os mais céticos
Próximo Texto: Trem transforma passageiro em marajá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.