São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREDICADOS DA CAPITAL
Veja onde comer bem na cidade, que só no bairro de Mayfair tem 18 endereços estrelados pelo Michelin

Obsessão londrina é virar referência gastronômica

PRISCILA PASTRE-ROSSI
ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Londres está numa categoria única de cidade: a de capital mundial de tendências e vertentes, nicho no qual só tem duas concorrentes: Paris e Nova York. Mas os londrinos sempre se ressentiram por possuir uma culinária pobre e limitada. A cena mudou com os primeiros restaurantes étnicos, ainda na década de 1970, mas só virou febre mesmo nos anos 2000. E agora virou obsessão.
Londres almeja o título de capital gastronômica. E tome cada vez mais espaços diferenciados e da moda. Entre os endereços que ganharam três estrelas no guia de gastronomia Michelin, a cidade tem dois nomes -cinco vezes menos que Paris. Mas o esforço para se superar é visível: apenas no bairro de Mayfair há 18 restaurantes que vão de uma a três estrelas na edição 2010 do Michelin.
Não deixe de fazer seu giro gastronômico sob o risco de perder o que a cidade tem mostrado de mais interessante. Se você já conhece Londres, há sempre endereços novos; se vai pela primeira vez, avalie o tamanho do bolso e escolha entre aquele vietnamita ainda desconhecido ou um restaurante renomado em que a brincadeira com bebidas pode ficar perto das 100 por cabeça.


CLÁSSICOS DA VELHA ESCOLA

North Sea Fish
Próxima à Russell Square, essa tradicional casa de peixes surgiu no fim dos anos 70. Quer se aventurar em um legítimo fish'n'chips? Este é o lugar. Entradas a partir de 3,55 e pratos principais entre 9 e 20.

Confira
7-8 Leigh Street, WC1H 9EW; horário: de seg. a sáb., almoço e jantar www.northseafishrestaurant.co.uk

Rules
Tido como o mais antigo restaurante em Londres (é de 1798), a graça está mais no ambiente, da mobília aos talheres, que na comida. Para não errar, fique nas caças. Tem perdiz, faisão, lebre, pato selvagem... Os pratos saem entre 21 e 27. Abre todos os dias para almoço e jantar.

Confira
35 Maiden Lane, Covent Garden, WC2E 7LB www.rules.co.uk

CHEF CELEBRIDADE

Jamie's Italian e Fifteen Seu amigo moderninho vai torcer o nariz, porque falar de Jamie Oliver para ele será como falar de Ofélia. Esqueça. No endereço londrino do Jamie's Italian a comida é ótima e a frequência é majoritariamente local. Restaurante italiano dos bacanas, num ambiente entre o despretensioso e o festivo. Peça meia pasta como primeiro prato ( 6) e carne ou peixe como principal (entre 11 e 16 libras). Outra opção para provar os pratos de Jamie é ir ao Fifteen, um de seus projetos sociais, em que ensina e emprega jovens carentes.

Confira (Jamie's Italian)
Churchill Place Mall, Canary Wharf, E14 5RB www.jamieoliver.com/italian

Confira (Fifteen)
15 Westland Place, N1 7LP www.fifteen.net

APOSTA IRRESISTÍVEL

Bibendum

Descubra a história da casa nas paredes, que expõem fotos bem interessantes sobre a casa Michelin, onde fica o restaurante Bibendum. Se conseguir reunir alguns conhecidos, peça a entrada de escargots de Bourgogne, por 11,75, que serve até seis pessoas. Como prato principal, o coelho com polenta sai por 23.

Confira
Michelin House, 81 Fulham Road, Chelsea, SW3 6RD www.bibendum.co.uk




Texto Anterior: Surfar na internet ajuda antes da viagem
Próximo Texto: Reserve uma noite para jantar em um endereço estrelado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.