São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restaurantes com cardápios étnicos convidam à comilança

DO ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Londres tem perto de 12 mil restaurantes e, apesar da onda de sofisticação que tomou conta da sua cena gastronômica, com chefs que viraram sirs -caso de Gordon Ramsay e de Terence Conran-, há lugares anônimos que preparam pratos étnicos e que são um convite à comilança.
Se você tem predileção pela comida chinesa, há um endereço que não fica em Chinatown. O Mandarin Kitchen, na 14-16 Queensway, é simples e concorrido, apesar de pouco frequentado por turistas. Para evitar filas, convém fazer reservas antecipadamente.
Era o preferido do escritor Guillermo Cabrera Infante, cubano radicado em Londres, que sempre pedia lá "razor clams", mariscos brancos semelhantes às vieiras, e, também, o macarrão transparente com lagosta.
Os frutos do mar são especiais no Madarin Kitchen, mas há de tudo, do arroz embrulhado na folha de lótus, que parece defumado, ao crocante pato de Pequim, que se come embrulhado em panquequinhas acompanhadas de molho adocicado, cebolinha e pepino.

Chinatown
Para estômagos mais aventureiros ainda, o bairro de Chinatown, e, em particular, a sua rua pedonal, Gerrard street, tem dezenas de outros restaurantes chineses. É ocioso mencionar algum nome, pois o melhor é zanzar em busca de um cardápio que combine com sua fome.
Domingo até meio dia, muitos deles servem os dim-sum, que são bolinhos cozidos no vapor e cujo recheio pode ser variado: de vegetais, carne de porco, camarões etc.
Quem gosta de pato laqueado deve escolher o que mais lhe apetece na vitrina, onde também são penduradas outras carnes feitas desse modo.
Os mercadinhos orientais das redondezas vendem de frutas e cogumelos frescos a caranguejos vivos. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Reserve uma noite para jantar em um endereço estrelado
Próximo Texto: Espaços de arte se espalham na cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.