São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREDICADOS DA CAPITAL
Mohamed al Fayed, pai de Dodi, que morreu com Lady Di em acidente, vendeu loja para fundo do Qatar

Icônica, a loja Harrods troca de mãos

DA REDAÇÃO

No último sábado, a icônica Harrods, sofisticada loja de departamentos e tradicional ponto turístico de Londres, mudou de mãos. O empresário egípcio Mohamed al Fayed vendeu a companhia ao fundo Qatar Holding, controlado pelo país de mesmo nome. O valor do negócio, não divulgado, é estimado em 1,5 milhão.
Midiático, sem papas na língua, Al Fayed é pai de Dodi, namorado da princesa Diana morto no mesmo acidente que ela em Paris, em 1997. Desde então, Al Fayed sustenta que o casal foi assassinado -há uma seção dedicada ao assunto em seu site, www.alfayed.com- , acusando a família real de um complô para evitar que Diana se casasse com Dodi.
Isso fez com que o duque de Edimburgo, marido da rainha Elizabeth 2ª, suspendesse seu "warrant" -status concedido a estabelecimentos que abastecem a família real- em 1997, alegando "declínio do comércio" com a loja. Al Fayed então retirou todos os brasões de armas reais que enfeitavam a fachada da loja.
Al Fayed permanece como diretor honorário da loja, segundo comunicado dos novos donos, e agora vai se aposentar e passar mais tempo com seus filhos e netos.
O empresário egípcio também é dono do clube de futebol Fulham e do hotel Ritz de Paris, entre outros empreendimentos. Ele comprou a Harrods em 1985 por 615 milhões, quando o grupo também incluía a rede de lojas de departamentos House of Fraser. O fundo Qatar Holding é o quinto proprietário da Harrods desde sua criação, em 1840.
Localizado no bairro de Knightsbridge, o imponente prédio da Harrods ocupa um espaço de 18 mil k2 e tem mais de 330 departamentos -um dos mais famosos e apreciados pelos turistas é o setor de comidas. Em dias de pico, a loja recebe cerca de 300 mil pessoas.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Durante curso de inglês, evitefalar apenas com brasileiros
Próximo Texto: Veja opções de pacotes para Londres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.