São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fábricas de seda e de guarda-sol mostram passo-a-passo a visitantes

DA TAILÂNDIA

Sombrinha, jóias de jade, peças de bronze, roupas de seda, utensílios de cerâmica. As fábricas de Chiang Mai abrem suas portas para o turista conhecer a produção em tours que sempre acabam em uma loja -nem sempre mais barata que os mercados. A Jolie Femme exibe até amostras de larvas do bicho-da-seda vivas. Um painel explica o desenvolvimento do animal, do nascimento à formação do casulo -em torno de 45 dias.
Cerca de dez dias depois de formado, ele fica em água fervente por cinco minutos para matar o inseto existente no seu interior e logo já começa a ser desfiado. Mas se trata de um fio duro, como uma corda. Ele só amolece após uma limpeza com soda cáustica. Um casulo guarda cerca de 500 metros de fio, que depois é tingido.
De todas as larvas da fábrica, cerca de 10% atingem a idade adulta, quando então podem se reproduzir. Após esses preâmbulos básicos, os turistas circulam entre as máquinas de tear, praticamente artesanais. Também dá para ver passo a passo a confecção de sombrinhas e guarda-sóis típicos tailandeses, com seus esqueletos de bambu ou folha de palmeira, no Umbrella Making Center. Já a fibra da amoreira é a base de um dos tipos de papel que cobrem a sombrinha. O turista acompanha a transformação dessa fibra em papel, a colagem dele nas sombrinhas, a pintura e os retoques finais.
Muitos dos artistas fazem ilustrações nas camisetas, bermudas ou calças dos visitantes em troca de 50 bahts (R$ 3). A New Orchid Jade Factory, perto do templo Phrathat Doi Suthep Rajvoravihara, mostra um vídeo explicativo, falando dos cinco tipos de jade e suas procedências.
A violeta traz boa saúde, a vermelha, longevidade, a verde, prosperidade, a branca, boa sorte e a dourada, inteligência. A mais valiosa delas é a translúcida jade imperial, com seu verde profundo. É possível ver a confecção de jóias e adornos, incluindo o corte da pedra com ponta de diamante.
Outras fábricas abertas a visitação em Chiag Mai esmiúçam os processos de produção do bronze (composto na Bronze House de 3% de níquel, 18% de estanho e 79% de cobre, mistura que ferve a 1.500 C por duas horas para depois ser colocada no molde), da cerâmica (o barro é aquecido a 800 C por oito horas) e da laca (verniz preto típico do Oriente). (MV)


Fábricas de bronze e seda - Bronze House: 106 Moo 3 Chiang Mai - San Kamphaeng road, tel. 00/xx/66/53/24-5466; Jolie Femme (de seda): 8/3 Chiang Mai -San Kamphaeng road, tel. 00/xx/66/ 53/24-7333 www.joliefemme.com
Jade e sombrinhas - Orchid Jade: 7/7 Srivichai rd., tel. 00/xx/66/53/24-8413; Umbrella Making Center: 111/2 Moo 3, Borsang Village Sankamphaeng, tel. 00/xx/66/53/338324; Chiagnmai Laitong GTD (de laca): 140/1 Moo 3 Chiang Mai - San Kamphaeng road, tel. 00/xx/66/53/33-8237; Siam Celadom: 38 Moo 10 Chiang Mai -San Kamphaeng road, tel. 00/xx/ 66/53/33-1526 www.siamceladon


Texto Anterior: Reino 'Thai': Elefante estrela espetáculo em 'parque temático'
Próximo Texto: Vá à Tailândia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.