São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

FRANÇA

Versalhes abre domínios de Maria Antonieta

DA ASSOCIATED PRESS

Os visitantes que forem ao castelo de Versalhes terão acesso às dependências relacionadas a Maria Antonieta (1755-1793), a última rainha da França. Aberto em 1º de julho, o tour Domínio de Maria Antonieta permite ao turista conhecer lugares freqüentados pela rainha, que foram recém-restaurados ou não estavam disponíveis ao público.
Entre os locais preferidos da rainha, há o Petit Trianon, um pequeno castelo construído pelo arquiteto Gabriel em 1768, oferecido por Luís 16 a Maria Antonieta como presente de casamento. Outra atração é o Jardim Inglês, restaurado após tempestades terem destruído vários locais na Europa em 1999.
Os ingressos para os domínios da rainha são vendidos separadamente por 9, além da entrada normal, que custa 8.
Nascida na Áustria, Maria Antonieta foi trazida a Versalhes ainda adolescente para ser a futura mulher do rei e deixou o castelo fugida com a família durante a Revolução Francesa. Em 1793, foi julgada e guilhotinada.
Como parte da nova mania Maria Antonieta, o castelo está vendendo um perfume baseado na fragrância da rainha. Foi recriado por Francis Kurkdjian, que desenvolveu aromas para a Christian Dior e Giorgio Armani.
O interesse pela vida de Maria Antonieta e visitas a Versalhes devem aumentar com o filme "Maria Antonieta", de Sofia Coppola, que ainda não estreou no Brasil.


Texto Anterior: Cruzeiros: Costa Concordia é batizado em Roma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.