São Paulo, quinta-feira, 13 de setembro de 2007

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Nova linha reduz em 20 minutos percurso entre Paris e Londres

Trecho ferroviário britânico do Eurostar entra em operação em novembro

DA ASSOCIATED PRESS

Uma nova linha de trem aproximou ainda mais Paris e Londres no último dia 4, fazendo a viagem de 345 quilômetros em pouco mais de duas horas.
Pela primeira vez, o Eurostar de 18 vagões não teve de frear até atingir seu destino final, graças à conclusão da primeira linha britânica de alta velocidade, que custou 5,8 bilhões de libras (R$ 23 bilhões). A linha, de 109 quilômetros, vai do túnel do Canal da Mancha, próximo à cidade costeira de Folkestone, ao centro de Londres.
"Temos um novo recorde", festejou o CEO da Eurostar Richard Brown enquanto o trem corria pela recém-reformada estação de St. Pancras, no centro da capital britânica, duas horas, três minutos e 39 segundos depois de deixar a Gare du Nord, em Paris.
O trem viajou a velocidades de mais de 320 km/h no trecho francês e atingiu 299 km/h na parte britânica. É pouco a mais que a velocidade máxima que deve experimentar quando a nova linha entrar em operação, em 14 de novembro.
A viagem entre Paris e Londres vai durar duas horas e 15 minutos -uma economia de 20 minutos em relação ao tempo para percorrer o trecho hoje.
A Eurostar prevê um aumento de 25% no tráfego até 2010, contando com o fato de o serviço mais rápido ser atraente para viajantes que fazem o percurso de ida e volta em um dia só. A atual linha que vai até Waterloo, em Londres, será encerrada em novembro, assim que os serviços forem transferidos para St. Pancras.
O novo terminal internacional de St. Pancras é mais bem conectado tanto com o resto de Londres -através de seis linhas de metrô- quanto com demais destinos do Reino Unido, com linhas de trem que partem em direção ao norte.
Até março, o Eurostar deverá fazer 18 viagens de ida e volta diárias -atualmente, são 16. Segundo a empresa, o preço do bilhete econômico de ida e volta entre Paris e Londres permanecerá em 77 (R$ 208).


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