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Nova linha reduz em 20 minutos percurso entre Paris e Londres
Trecho ferroviário britânico do Eurostar entra em operação em novembro
DA ASSOCIATED PRESS
Uma nova linha de trem
aproximou ainda mais Paris e
Londres no último dia 4, fazendo a viagem de 345 quilômetros
em pouco mais de duas horas.
Pela primeira vez, o Eurostar
de 18 vagões não teve de frear
até atingir seu destino final,
graças à conclusão da primeira
linha britânica de alta velocidade, que custou 5,8 bilhões de libras (R$ 23 bilhões). A linha, de
109 quilômetros, vai do túnel
do Canal da Mancha, próximo à
cidade costeira de Folkestone,
ao centro de Londres.
"Temos um novo recorde",
festejou o CEO da Eurostar Richard Brown enquanto o trem
corria pela recém-reformada
estação de St. Pancras, no centro da capital britânica, duas
horas, três minutos e 39 segundos depois de deixar a Gare du
Nord, em Paris.
O trem viajou a velocidades
de mais de 320 km/h no trecho
francês e atingiu 299 km/h na
parte britânica. É pouco a mais
que a velocidade máxima que
deve experimentar quando a
nova linha entrar em operação,
em 14 de novembro.
A viagem entre Paris e Londres vai durar duas horas e 15
minutos -uma economia de 20
minutos em relação ao tempo
para percorrer o trecho hoje.
A Eurostar prevê um aumento de 25% no tráfego até 2010,
contando com o fato de o serviço mais rápido ser atraente para viajantes que fazem o percurso de ida e volta em um dia
só. A atual linha que vai até Waterloo, em Londres, será encerrada em novembro, assim que
os serviços forem transferidos
para St. Pancras.
O novo terminal internacional de St. Pancras é mais bem
conectado tanto com o resto de
Londres -através de seis linhas de metrô- quanto com
demais destinos do Reino Unido, com linhas de trem que partem em direção ao norte.
Até março, o Eurostar deverá
fazer 18 viagens de ida e volta
diárias -atualmente, são 16.
Segundo a empresa, o preço do
bilhete econômico de ida e volta entre Paris e Londres permanecerá em 77 (R$ 208).
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