São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Capital mantém seu charme passadista

Teatro Solís, de 1856, é um dos prédios históricos da cidade, que preserva, no centro, tesouros da época colonial

Além de boas compras e de comidas típicas, Montevidéu encerra um mundo de passeios históricos e culturais

VANESSA CORRÊA DA SILVA

ENVIADA ESPECIAL AO URUGUAI

Entre os pontos históricos de Montevidéu, um dos mais concorridos é o teatro Solís, que fica no centro da capital uruguaia. Inaugurado em 1856, o teatro oferece visitas guiadas em espanhol, português e inglês e é palco de inúmeros espetáculos.
Seus corredores também abrigam exposições de arte, e, no subsolo, há o restaurante Rara Avis (www.raraavis.com.uy), considerado um dos melhores da cidade.
Conhecido como Ciudad Vieja, o centro pode ser percorrido a pé em uma tarde e concentra a maioria das atrações turísticas.
Ali fica o mercado del Puerto, onde um bom programa é saborear uma parrillada no balcão de um dos restaurantes, observando os cozinheiros grelhando cortes de carne, linguiças, abóboras e até porcos inteiros.
Um dos mais tradicionais é o El Palenque (www.elpalenque.com.uy), que tem filial em Punta del Este.
Também no centro fica o Museu Histórico Nacional, conjunto de quatro casas do período colonial, todas localizadas no mesmo quarteirão, entre as calles 25 de Mayo, Zabala e Rincón. O mais interessante é o museu Romântico, que recria ambientes da época colonial, com móveis e objetos dos séculos 17 e 18.
Na plaza Independência, a Casa del Gobierno conta a história política do Uruguai, desde a época em que o país foi colônia de Portugal e Espanha até os acontecimentos dos governos mais recentes.
Para quem gosta de futebol, o estádio Centenário, palco da primeira Copa do Mundo, é parada obrigatória. Ali fica o museu do Futebol, que conta a história da Celeste, a seleção uruguaia, com exposição permanente de fotos, camisas de futebol e troféus.
Em Pocitos, o visitante encontra boas opções de compras e gastronomia. A 15 minutos do centro, o bairro possui bons hotéis e uma grande variedade de lojas e restaurantes. Um bom programa é caminhar pelo calçadão da "rambla" Republica del Peru, que acompanha a orla.


Texto Anterior: Vá ao Uruguai
Próximo Texto: Montevidéu é refúgio na América do Sul
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.