São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após desafiar tsunami, casa vai a museu no Japão

Imóvel de 300 anos está em uma das áreas mais afetadas pelo terremoto de março

DA EFE

Uma casa de mais de 300 anos que sobreviveu à força do tsunami devastador no noroeste do Japão em março deste ano será restaurada e exibida permanentemente em um museu de arquitetura na ilha de Shikoku, na região sul do país, segundo a agência de notícias Kyodo.
A construção, que data de 1702 e está localizada em Minamisanriku, uma das áreas mais afetadas pela tragédia, foi comprada pelo museu ao ar livre Shikokumura, que abriga uma coleção de arquitetura popular japonesa em um parque no município de Takamatsu.
O dono da casa, um sericicultor de 61 anos, decidiu não demolir a construção, de madeira e telhado de palha, porque ela "aguentou o tsunami mesmo sendo tão velha".
As grandes ondas que se seguiram ao terremoto de magnitude 9 moveram a casa cerca de 20 metros. Ela permanece em pé desde então, ainda que quase caindo.
O dono, Seriyuki Endo, nasceu e viveu na casa até 11 de março e, assim como seus antecessores, renovou o telhado de palha da construção constantemente, uma prática muito custosa.
"Queremos manter a casa de forma permanente e buscaremos ocasiões para usá-la, como apresentações de artistas", afirmou um representante do museu.
A casa irá para o museu a partir de 2012. Ali, entre o acervo que inclui edificações construídas entre 1906 e 1926, estão casas que vieram de Kobe após o terremoto que devastou a cidade em 1995.


Texto Anterior: História em risco
Próximo Texto: Planet@ Letra: Confira cinco sites essenciais sobre Mumbai
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.