São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2011

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Hidroavião é sobrevivente único de seu tipo

DO ENVIADO A SÃO CARLOS

Um importante avião que foi salvo do abandono e do descaso é o hidroavião Jahú, que chegou a ter a madeira de suas asas comida por cupins. De 170 hidroaviões italianos Savoia-Marchetti S.55, o apelidado Jahú é o único e teimoso sobrevivente.
Emprestado ao Museu TAM, ele pertence à Fundação Santos Dumont. Esteve exposto no prédio da OCA, onde ficava o Museu da Aeronáutica, no parque Ibirapuera, em São Paulo.
O Jahú é vítima do mito de que teria feito a primeira travessia do Atlântico, antes do norte-americano Charles Lindbergh. De fato, o voo ocorreu antes. Mas a história é mais complexa.
A placa diz que "o modelo foi o escolhido pelo comandante João Ribeiro de Barros, o primeiro a atravessar o Atlântico Sul, em 28 de abril de 1927". Não foi bem assim.
O primeiro voo entre América e Europa foi feito num hidroavião NC-4 da Marinha dos EUA em maio de 1919, saindo da Terra Nova, Canadá, com escala em Açores. O primeiro voo sem escalas da América à Europa foi de um avião de bombardeio britânico Vickers Vimy, em 1919.
Em 1922 foi feito o primeiro voo sobre o Atlântico Sul pelos oficiais portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho, de Lisboa a Recife, em aviões Fairey FIII-D. Dois aviões foram destruídos nos rochedos de São Pedro e São Paulo; a dupla chegou ao Brasil em um terceiro avião entregue por um navio da Marinha portuguesa.
Em janeiro de1926 um avião alemão Dornier Wal saiu de Palos, Espanha, fez escala nas Canárias e em Cabo Verde e passou por Fernando de Noronha e Recife.
Em fevereiro de 1927 outro Savoia Marchetti S.55, chamado Santa Maria, saiu da Itália, fazendo escalas pela África e por Cabo Verde, e chegou a Fernando de Noronha e Recife. Um avião alemão Dornier Wal "Argos" saiu de Portugal e chegou a Noronha em março de 1927.
O voo do Jahú foi o quinto raide que chegou em Fernando de Noronha. Saiu de Gênova em 18 de outubro 1926 e chegou em 28 de abril 1927.
Lindbergh voou em maio de 1927. Foi o primeiro a fazer o voo direto de Nova York a Paris e sua fama se deve também pelo fato de ter realizado a viagem sozinho. (RBN).


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