São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paisagem muda da seca à cheia

DA ENVIADA ESPECIAL

Conhecer o Pantanal é processo que se faz em ao menos três estações: a cheia, a vazante e a seca.
Na cheia, de outubro a fevereiro, tudo fica alagado, e o Pantanal faz jus ao seu nome, dado por forasteiros que ali chegaram nessa época e acharam que haviam atingido um pântano.
As chuvas começam em outubro, e a cheia pode se estender até março. O solo dessa região é de argila coberta por uma camada de areia. O que acontece é que, com as primeiras chuvas, o solo argiloso logo fica empapuçado e pára de drenar a água. Pronto, começa a encher tudo.
A vazante ocorre em abril e maio. E vai avançando em junho, quando já há pouca água -neste ano, porém, chuvas no começo de junho encheram lagos. Em julho e agosto começa a ficar seco. E o auge da secura é em setembro e parte de outubro, mês em que começa a chover de novo.
Segundo os locais, a paisagem muda rapidamente. Em poucos dias, um lago que havia secado já volta a existir.
As melhores épocas para avistar animais é na vazante e na seca -portanto agora. Nesse período do ano, formam-se poças que concentram peixes, literalmente um prato cheio para todos os animais. Na época das chuvas, os bichos se recolhem nos pontos mais altos, e fica difícil avistá-los. (HL)


Texto Anterior: 2 x Brasil (MS): Pantaneiro ensina a aguçar os sentidos
Próximo Texto: Amigo da onça: Guia fotografa presença felina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.