São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tela cilíndrica conta batalha da Guerra Civil

DA ENVIADA ESPECIAL A ATLANTA

O Atlanta Cyclorama já seria um ponto de visita pelo simples fato de guardar o maior óleo sobre tela do mundo. Pintada em 1886, a tela -cilíndrica, com 12 m de altura e 110 m de extensão- retrata a batalha de Atlanta, importante evento da Guerra Civil dos EUA (1861-1865), que, em linhas gerais, opôs o Norte e o Sul do país em torno da abolição dos escravos.
Além das figuras bidimensionais representadas na tela, há bonecos e cenários que saem dela em direção ao público.
Mas não é só a curiosidade de ver a grande tela que leva a esse lugar. Antes de conferir o ciclorama -apresentado em sessão monitorada-, o visitante percorre o museu da Guerra Civil, com peças históricas, como uniformes das tropas da Confederação e da União.

Duas voltas
Enfim começa a sessão. Primeiro, um filme conta como os eventos da Guerra Civil levaram à batalha de Atlanta.
Em termos gerais, o Exército do Norte avançava rumo à cidade, cobiçada por ser um centro logístico -dali, por via férrea, saíam suprimentos para as tropas confederadas, como munição e alimentos. Tomar a cidade significava, para a União, deixar o inimigo sufocado.
A União venceu os Confederados, o que é considerado o início do fim da guerra.
Terminado o filmete, é hora de seguir para a sala da tela. Todos se acomodam em um auditório giratório no centro do cilindro que a tela forma. Uma gravação explica a imagem, cita marcos da cidade, personagens e dados históricos, e o auditório completa um giro.
Na segunda volta, o monitor desfia curiosidades, como o fato de um dos bonecos tridimensionais ter o rosto de Clark Gable. O astro de "E o Vento Levou" visitou a atração e pediu que seu rosto fosse inserido ali.
O artista que fazia os bonecos não perdeu a piada: fez o rosto do galã em um soldado morto.


ATLANTA CYCLORAMA
parque Grant, na av. Cherokee, 800; abre de qui. a dom., das 9h às 16h30. Ingresso: US$ 7 (R$ 11,40). Tel.: 00/xx/404/ 658-7625;
www.bcaatlanta.com/index.php?pid=81


Texto Anterior: Parque nos arredores deve ser percorrido a pedaladas de aluguel
Próximo Texto: Um lugar ao sul: Pacotes para Atlanta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.