São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS SOTAQUES DO BOI

Sotaque de matraca
Surgiu em São Luís e é o preferido de seus habitantes. O instrumento que dá nome ao sotaque é composto por dois pequenos pedaços de madeira. São usados também pandeiros e tambores-onça (espécie de cuíca com som mais grave).

Sotaque de zabumba
Ritmo original do bumba-meu-boi, marca a presença africana na festa. Pandeirinhos, maracás e tantãs completam a percussão.

Sotaque de orquestra
Ao incorporar outras influências musicais, o sotaque ganha o acompanhamento de instrumentos como saxofone, clarinete e banjo.

Sotaque da baixada
Embalado por matracas e pandeiros pequenos, tem como destaque o personagem Cazumbá, mistura de homem e bicho que, com máscara de madeira e de chocalho na mão, diverte os brincantes.

Sotaque costa de mão
Ganhou o nome devido a uns pequenos pandeiros tocados com as costas da mão. Caixas e maracás completam o conjunto. Os participantes usam chapéus em forma de cogumelo, com fitas e grinaldas.


Texto Anterior: Sob o sol do Maranhão: Bois dominam ruas de São Luís nas férias
Próximo Texto: EUA: Ir às compras em shopping é atração de Minnesota
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.