São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOBRADOS E MUCAMBOS

Macaxeira, milho e carne-seca são base da alimentação

Bolo servido a dom Pedro 2º encerra refeição; à tarde, o costume é tomar caldo-de-cana com pão doce

DO ENVIADO ESPECIAL À ZONA DA MATA

A saborosa comida da zona da mata é oferecida principalmente nos hotéis-fazenda da região. As refeições são servidas em bufê, dando a oportunidade para provar de tudo. Os pratos, em geral muito calóricos, têm como base a macaxeira, o milho e as carnes-seca e de cabrito, sempre acompanhadas de feijão verde e farofa. Os doces, presentes também no café da manhã, se apresentam na forma de pé-de-moleque, bolo-de-rolo (rocambole de massa fina com goiabada), queijo de coalho com mel de engenho ou feitos a partir de frutas, milho ou macaxeira.
Entre os lugares visitados, o destaque foi o belo engenho Jundiá, em Vicência (81 km do Recife). Ali, não deixe de provar o escondidinho de charque, com carne-seca e macaxeira, e a galinha de cabidela (ao molho pardo), cozida no sangue da ave dissolvido em vinagre.
Na sobremesa, a dica é o bolo Souza Leão, bomba calórica de gemas de ovo, coco e manteiga. Reza a lenda que o doce foi oferecido pela família que dá nome ao bolo a dom Pedro 2º.
Ao terminar, aproveite para conhecer o engenho, que conserva mobiliário antigo. E suba o morro da propriedade, de onde se tem a melhor da região. À tarde, o costume é tomar caldo-de-cana gelado com pão doce. Parece um excesso de glicose, mas é agradável.
(FM)


ENGENHO JUNDIÁ
Acesso pela BR-408, PE-74, km 15. Vicência-PE; é preciso agendar
Tel.: 0/xx/81/3641-1635

ENGENHO PEDREGULHO
Fica na BR-408, próximo à entrada de Nazaré da Mata
Tel.: 0/xx/81/3633-1062



Texto Anterior: Pacotes da zona da Mata Pernambucana
Próximo Texto: Panorâmica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.