São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

dica de amigo

Honesto, guia do Rio inova com dicas de roteiro combinado

LANÇAMENTO Autores indicam passeios para dias com e sem sol e sugerem tour baseado na localização geográfica

Divulgação/"Rio, Maravilha!"
Estátua na Fundação Eva Klabin, que fica na Lagoa e hospeda acervo da proprietária Eva Klabin


DA REDAÇÃO

Nada melhor que viajar e ter um amigo na cidade para apresentá-la de forma íntima, com aquelas dicas especiais. Quem for para o Rio pode até dispensar o amigo carioca ou surpreendê-lo ao fazer um programa do guia "Rio, Maravilha! Um guia amigo na cidade".
O lançamento do selo Feca & Tambor, da dupla de viajantes Fernando Camargo e Sérgio Amorim, revela-se um guia dos mais honestos. Os autores usam linguagem leve, recheada de senso de humor, e contam quais são os passeios, os restaurantes e os museus em que o turista deve investir seu tempo. Também indicam aqueles que precisam melhorar. Ao falar do Catete, não se acanham: "Não perca seu tempo, o bairro é confuso, deteriorado e sem grandes atrativos".
É original ao preparar roteiros diários aos viajantes para dias de sol ou nublados, sugerindo o tempo gasto para cada atividade. Há dicas de pequenos passeios para ir de carro, como visitar a Casa Niemeyer, no morro das Canoas, ir ao sítio Burle Marx e emendar o passeio com um almoço na Tia Palmira, também na Barra de Guaratiba. "Bolamos combinados, são pequenos roteirinhos traçados geograficamente", explica Camargo, mais conhecido por Feca. " Viagem é administrar o tempo", completa.
O guia dedica seções aos bairros mais procurados: Leblon; Copacabana e Leme; Gávea, Jardim Botânico e Lagoa; Flamengo, Laranjeiras e Cosme Velho, Botafogo e Urca; Santa Teresa e Lapa, Catete, Glória, Centro e Cinelândia; Floresta da Tijuca e São Conrado, Barra da Tijuca e arredores e, com fotos, ajuda o turista a visualizar cada lugar que irá conhecer.
Há alertas sobre locais que só aceitam visitas com agendamento, como o Parque Guinle, no bairro de Laranjeiras, ou sobre hotéis com serviço a desejar. "A idéia não é falar mal ou falar bem. A contribuição de um guia é atentar à qualidade dos serviços em geral. A função é atender o viajante e melhorar a qualidade do turismo."
Em cada seção, os autores contam ao leitor um pouco da história do bairro, destacam curiosidades, dicas e remetem a outras partes do guia, como restaurantes, hospedagem, compras, noite carioca, esportes e adrenalina.
Cidades fora do Rio, mas sempre na agenda do turista, ganharam espaço com textos de gente íntima desses locais. As dicas são de Alexia Dechamps (Búzios), Tetê Etrusco (Paraty) e Paola de Orleans e Bragança (Petrópolis).
Em 2007, a dupla começará o projeto para um guia, nos mesmos moldes, para São Paulo.


RIO, MARAVILHA!
ed. Feca &Tambor; 344 págs.; preço: R$ 55


Texto Anterior: Panorâmica
Próximo Texto: Hotéis: Leading lança diretório de 2007
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.