São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURISMO RELIGIOSO

Cidade tenta se adaptar ao aumento de visitantes

Guaratinguetá tem poucos hotéis e restaurantes; canonização de frei Galvão deve aumentar procura

DA ENVIADA ESPECIAL A GUARATINGUETÁ

Guaratinguetá tem bastante trabalho pela frente para dar conta de receber os turistas.
A procura já aumentou de 1998 para cá, quando frei Galvão foi beatificado.
A cidade carece de restaurantes e tem oferta de leitos restrita -são 2.500, contando quartos de hotéis, pousadas, campings e, atenção, motéis.
Segundo o secretário de Turismo local, Nelson Baracho dos Santos, muitos hotéis já estão lotados por conta do papa, que deve ir a Aparecida, cidade vizinha, durante sua visita ao Brasil em maio. Como medida de emergência, a Secretaria de Turismo fez um levantamento de moradores que querem alugar suas casas no período.
Baracho dos Santos afirma que a prioridade é se preparar para a demanda permanente que virá depois da canonização de frei Galvão. "Estamos nos preparando não para a visita do papa, que é passageiro, mas para frei Galvão."
Entre as medidas, está a sinalização, que deverá ter 280 placas indicativas de pontos relacionados ao frade.
Thereza Maia, diretora do museu Frei Galvão, aponta o aumento da estrutura como principal medida a ser tomada. "Tenho familiares que querem vir durante a visita do papa e já não acho hotéis." E tece a comparação: "Aparecida viu sua estrutura turística acontecer ao longo dos séculos, sem um momento específico de profissionalização. Nós precisamos passar por esse momento, precisamos profissionalizar o turismo de maneira eficiente".

Roteiro
Em parceria com o Sebrae, Guaratinguetá e suas vizinhas Aparecida e Cachoeira Paulista moldaram o circuito Roteiro da Fé. As três trabalham em parceria para que cada uma delas divulgue a vizinha. "Em Aparecida haverá faixas e folhetos sugerindo que o turista conheça Guaratinguetá; aqui, teremos faixas e folhetos sugerindo a ida a Cachoeira Paulista", explica Baracho dos Santos.
(HELOISA LUPINACCI)


Texto Anterior: Turismo religioso: Catedral exibe santo Antônio com veste rica e cavanhaque
Próximo Texto: Rodrigues Alves também é guaratinguetaense
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.