São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRA DA ÍNDIA

Influência do Oriente Médio enriquece culinária

COLABORAÇÃO PARA FOLHA, NA ÍNDIA

A aromática culinária indiana é conhecida mundialmente pela variedade e pela quantidade de temperos usados no preparo de seus pratos. A criatividade vem da mistura de influências, da abundância de temperos e da tradição oral das receitas de família.
A comida do Rajastão é típica do norte da Índia, onde a influência dos muçulmanos do Oriente Médio e da Ásia Central enriqueceu o cardápio com carnes e molhos encorpados e com ingredientes como amêndoas, passas e iogurte.
Chapatis, nans e parathas, deliciosas variedades de pão, são o acompanhamento.
As refeições mais simples, encontradas nos dhabas, barracas de beira de estrada, consistem em dhal (lentilhas) e arroz ou pão. Mas até quem viaja com pouco dinheiro não precisa recorrer com freqüência a eles. Mesmo os melhores restaurantes têm preços razoáveis para um turista estrangeiro.
Uma boa pedida para aliviar o calor e a comida picante são os lassis, iogurtes refrescantes vendidos em restaurantes e barracas na rua. Em Jodhpur as especialidades são o lassi com açafrão, muito vendido em bazares, e frutas cristalizadas.
Doces como kulfi e gulab jamun são muito populares. Preparados à base de arroz ou leite, quase sempre utilizam amêndoas, pistaches ou nozes e são bem doces. Nas grandes cidades do Rajastão, principalmente em Jaipur, enormes lojas de doces podem ser encontradas, assim como vendedores nos mercados. (PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Pacotes por pessoa, em quarto duplo
Próximo Texto: Interior de SP: Mogi das Cruzes, a 51 km da capital, faz a festa do caqui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.