São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROTA 66
Cidade foi frequentemente usada em locação de comerciais e de filmes, entre eles, clássicos de John Ford

Fãs de esportes ao ar livre seguem para a pequenina Moab

DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA

Não muito longe da fronteira com o Colorado fica a pequena cidade de Moab, que, mesmo com menos de 5.000 habitantes permanentes, é uma das maiores cidades da região.
Com a descoberta de grandes depósitos de urânio na década de 50, Moab chegou a ser considerada uma das cidades mais ricas dos EUA. As minas logo se esgotaram, e a cidade entrou em decadência nos anos 70 e 80, para logo depois renascer, impulsionada pelo turismo.
Hoje é considerada a capital dos esportes ao ar livre. A cidade é vizinha de dois parques nacionais, do rio Colorado e tem uma infinidade de atrações naturais e arqueológicas. Graças ao aspecto cenográfico, a região de Moab é bastante utilizada como locação para comerciais e longas, dentre os quais alguns clássicos de John Ford.
Praticamente no quintal de Moab fica o Parque Nacional Arches, conhecido pelos inúmeros arcos de arenito. O mais famoso deles, o Delicate Arch, requer uma caminhada moderada. Quase todos o visitam durante o por-do-sol, quando o anfiteatro de pedra que o circunda torna-se uma arquibancada lotada de fotógrafos aguardando o espetáculo.

Símbolo de Utah
De tão fotografado, o arco tornou-se o símbolo do Estado de Utah, estampado nas placas dos veículos. O parque é um dos mais fotogênicos da região, principalmente quando seus arcos e torres são banhados pela luz quente do fim da tarde.
Também nas proximidades de Moab, o Parque Nacional Canyonlands é dividido em quatro núcleos. O mais acessível é conhecido como Islands in the Sky, com suas vistas impressionantes, e o Mesa Arch, arco de pedra situado precariamente na beira de um precipício. Os demais núcleos, com nomes como Needles ("Agulhas") e The Maze ("O Labirinto"), têm acesso mais complicado e são voltados para quem tem espírito mais aventureiro.
O melhor mirante é o Muley Point, que não pertence a nenhum parque.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Parque nacional guarda recanto famoso
Próximo Texto: Cânions e outras paisagens naturais levam turista a Utah
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.