São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

programe-se

Veja opções para o feriado de Tiradentes

DESCANSO Sempre procurada por quem busca sol e belas paisagens, a praia é um dos destinos para este feriado; cidades históricas são alternativas para quem busca uma viagem cultural, em meio a casarões erguidos no período do Brasil Colônia

DA REDAÇÃO

Um feriado em plena quarta-feira é dificilmente benquisto por quem procura nas datas festivas um motivo para viajar. Quem conta com o privilégio de fazer uma ponte entre o feriado de Tiradentes e o fim de semana anterior ou posterior possui uma gama de opções entre os destinos turísticos nacionais.
Sol e praia são sempre as grandes pedidas do feriadão. Com seu extenso litoral, Porto Seguro (www.portosegurotur.com.br) é uma opção para quem busca o agito, isso sem deixar de lado a sempre saborosa e temperada gastronomia baiana.
Primeiro lugar onde aportaram oficialmente os navegantes portugueses na época dos grandes descobrimentos, a cidade reserva belos edifícios históricos. Fazendo essa viagem, não deixe de conferi-los pela noite, quando a iluminação dá um toque especial ao cenário.
Mais ao norte, ainda no Estado baiano, as belezas naturais únicas do município de Itacaré (www.itacare.com.br) revelam-se ótimas alternativas aos amantes do ecoturismo. Um dos principais pontos de surfe da região, o local possui praias belíssimas e boas opções de trilhas e caminhadas para os mais aventureiros.
Com uma grande reserva de mata atlântica ainda preservada, são destaques os esportes de aventura, como rafting, rapel e boia-cross. Para a noite, confira os bares do bairro de Pituba, além do forró e das festas que acontecem nas praias.
Se a ideia é fugir do litoral e ficar mais próximo à capital paulista, uma dica é visitar as cidades históricas mineiras, como Ouro Preto e Mariana, distantes uma da outra apenas 12 km. Mais charmosa, Ouro Preto (www.ouropreto.org.br) impressiona por sua arquitetura e sua bagagem histórica. Foi em um de seus casarões que viveu o artista Aleijadinho (1730-1814), nos tempos do Brasil Colônia.
Bons exemplos de arte deste período histórico são as igrejas da cidade. Elas reúnem altares banhados a ouro e obras do barroco brasileiro.
Na vizinha Mariana (www.mariana.org.br), primeira capital de Minas Gerais, também é possível conhecer belos monumentos históricos.
Para quem vai à cidade partindo de Ouro Preto, vale a pena fazer o caminho de Maria Fumaça. São cerca de 18 km passando por áreas verdes, cachoeiras e pequenas cidadelas.


Texto Anterior: Caribe: República Dominicana é um dos destinos do "Guia Espiral"
Próximo Texto: Nacionais, com aéreo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.