São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidades esportivas davam suporte social aos imigrantes

CASARÃO O prédio usado como escola e sede social ficou confiscado por 64 anos; reformado, será reaberto em junho

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao longo da formação da comunidade nipônica em Santos antes da Segunda Guerra (1939-1945), a cidade teve de se estruturar para receber e atender os imigrantes. O mais importante, de acordo com Sadao Nakai, 47, presidente do Clube Estrela de Ouro Futebol Clube, foi o chamado casarão, construído em 1921, com apoio do governo japonês.
Lá funcionava uma escola para a comunidade nipônica e a sede da Sociedade Japonesa de Santos. Assim, além de servir à educação dos jovens, inclusive com professores vindos do Japão, era uma verdadeira sede social, atendendo à necessidade de encontros diretivos. Em 1942, o prédio foi confiscado pelo governo federal, junto a outros patrimônios japoneses, italianos e alemães. Depois o prédio foi cedido ao Ministério da Guerra. "Era lá que o governo fazia o alistamento militar", conta o presidente da Associação Okinawa de Santos, Yukimori Tamashiro, 72.
O imigrante japonês havia ficado sem espaço, sem ter como se reestruturar cultural e socialmente. "A fundação dos clubes Associação Atlética Atlanta, em 1949, e Estrela de Ouro Futebol Clube, em 1952, na verdade servia muito mais que necessidades esportivas", conta. As entidades esportivas buscaram dar suporte à vida social e à coletividade nikkei em Santos de maneira geral, recuperando os imigrantes de traumas e da baixa auto-estima.
Tanto que, nos últimos anos, até ser recuperado o conhecido casarão, as reuniões da Sociedade Japonesa de Santos aconteciam em um salão do clube Estrela de Ouro. Após 64 anos em posse do governo federal, em 2006, a Sociedade Japonesa conseguiu a concessão de uso do casarão, que será oficialmente reinaugurado em 18 de junho, após reformas. (MAURÍCIO KANNO)

ONDE
Casarão da Sociedade Japonesa: rua Paraná, 129; Associação Okinawa e Associação Atlética Atlanta: rua Comendador Martins, 114; Estrela de Ouro Futebol Clube: av. Rei Alberto 1º, 372 Tel: 0/xx/13/3261-2179


Texto Anterior: Foco: Carregado com latas de atum, Kasato Maru foi a pique em agosto de 1945
Próximo Texto: Corpus Christi: Bandas tomam o coreto de Serra Negra no feriado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.