São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

VIZINHO EM PROMOÇÃO

Preços tornam a cidade centenária uma boa opção para esquiadores

Bariloche volta a ficar na moda

Sergio Andrade/Folha Imagem
Teleférico passa sobre bosque de Bariloche, que é entrada para os lagos andinos patagônicos


SERGIO ANDRADE
ENVIADO ESPECIAL A BARILOCHE

Bariloche, destino de inverno que já foi referência na América do Sul, volta a ser este ano muito procurada por turistas do Brasil interessados em esqui -esportistas atraídos pelos preços, favoráveis ao brasileiro por causa da crise econômica na Argentina. A cidade é o principal destino argentino vendido pela Agaxtur, por exemplo, cuja venda de pacotes para o país já cresceu 50% nesta temporada.
A cidade, que comemorou seu centenário em maio deste ano, ainda tem como centro de esqui mais badalado o Cerro Catedral, com 2.000 hectares de ladeiras.
Para quem não faz questão de esquiar, mas quer avistar uma bela paisagem, a Cerro Otto tem um café giratório, no qual estão à mostra réplicas em tamanho natural de três obras de Michelangelo: David, Pietá e Moisés. (O original de Moisés, hoje na igreja de San Pietro en Vincoli, Roma, ficou tão perfeito que seu criador teria lhe martelado a perna e pedido para que a estátua falasse.)
Em agosto, a Festa Nacional da Neve marca a temporada de inverno. Outros eventos importantes da cidade são o Natal Coral, a Festa da Rosa Mosqueta e a Festa da Tradição, que acontecem entre maio e setembro.
Os pontos turísticos que recebem um maior número de visitantes são o Centro Cívico, o Centro de Salmonicultura, o museu da Patagônia e o Parque Municipal de Llao Llao.
A partir da cidade de Bariloche, o turista pode explorar (por rotas aéreas e terrestres) locais como o lago Pueblo, Vila Angostura, San Martin dos Andes e o sul do Chile.
Embora Bariloche normalmente esteja associada à neve no imaginário dos brasileiros, a cidade atualmente oferece atividades, principalmente de aventura, durante as quatro estações do ano, como rafting, cavalgada, caminhada e pesca esportiva.
No quesito rafting, o Safári Aquático ao rio Limay se transforma em uma excursão agradável para toda a família. Quem gosta de mountain biking pode percorrer bosques de ciprestes no circuito que vai de Porto Moreno a Colônia Suíça.
Os cruzeiros de pesca esportiva são realizados em excursões de meio dia ou de dia inteiro, a bordo de veleiros e lanchas motorizadas. O esportista pode alugar equipamentos e solicitar o acompanhamento de guias.
Localizada na Província de Rio Negro, Bariloche recebe cerca de 650 mil turistas por ano e é também porta de entrada da região dos lagos andinos patagônicos, passeio cuja paisagem pode agradar à família toda. Está localizada no Parque Nacional Nahuel Hualpi, a 770 metros acima do nível do mar, na costa meridional do lago Nahuel Hualpi.


Sergio Andrade viajou a convite da Emprotur (Ente Mixto de Promoción Turistica) e da Aerolíneas Argentinas

Próximo Texto: Pacotes com aéreo, café e passeios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.