UOL


São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

NATAL MAGRO

Estada nesses estabelecimentos antes, durante ou depois do Natal reduz peso na consciência e na balança

Spas tornam festas de fim de ano mais leves

Divulgação
Hóspedes caminham no spa Oásis, em Gravatá (PE), que tem tratamento antienvelhecimento


MARISTELA DO VALLE
MARGARETE MAGALHÃES
DA REPORTAGEM LOCAL

Dói só de pensar que o corpo ficará mais à mostra no verão com quilos extras provenientes de champanhe, farofa, peru, tender. Passar festas de fim de ano e férias num spa pode ser um jeito aparentemente exótico de aliar Natal frugal a corpo saudável.
"Vim para comer sossegada no Natal", diz a longilínea cliente do Spa Med Guarujá Neuzicea Aschar, de 1,63 m e 53,9 kg, depois de uma semana no local e de reduzir 1,5 kg do peso. A lógica do spasiano ao se internar antes, durante ou depois das festas é preparar-se para a comilança, fugir dela ou eliminá-la mais tarde.
O advogado Wilson Rolim de Oliveira Filho, 52, vai passar neste ano seu terceiro Réveillon no spa Vista Alegre (tel.: 0/xx/11/4529-7581; www.spavistaalegre.com.br), em Cabreúva.
"Geralmente é um programa mais saudável, come-se pouco e não se bebe nada." Quer dizer, quase nada, pois o advogado comenta em seguida que cada spasiano tem direito a uma taça de champanhe. Segundo ele, a festa, com música ao vivo, acaba cedo, para que no dia seguinte todos tenham disposição para malhar.
Também em busca de férias saudáveis, o casal Paulo e Júlia Caruso deve rumar em janeiro para o spa São Pedro, em Sorocaba, desta vez com o filho Lucas, 2, e os pais de Júlia. Os dois já passaram uma temporada no local no fim do ano passado. Na opinião de Júlia, vale a pena investir em férias de qualidade em vez de viajar para um local onde se bebe até tarde e não se descansa. "O spa é o melhor local para dar um tempo na vida", conclui.
Mas a moda está pegando em qualquer época do ano, e um dos sinais desse crescimento é a instalação de spas em resorts e hotéis, aliando o "know-how" do primeiro à infra-estrutura do segundo.
Para ter uma idéia, só neste ano alojaram-se em hotéis os spas Maria Bonita (no resort Costa Brasilis, na Bahia), Los Alamos (no Hotel Fazenda Quatro Estações, em Indaiatuba), Ala Szerman (no hotel Porto da Bocaina, em São José do Barreiro, SP) e o L'Occitane (no resort Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia). Em grandes estruturas hoteleiras há ainda o Spa Med Guarujá (no Casa Grande Hotel & Resort, no Guarujá, SP) e o Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).
Tradicionalmente associados a redutos de gordinhos, os spas no Brasil e no mundo hoje recebem diferentes tipos de hóspedes, muitos deles interessados em fugir do estresse do dia-a-dia e em conhecer um estilo associado à qualidade de vida. Muitos profissionais desses estabelecimentos apregoam que o emagrecimento é uma consequência de uma vida saudável, como Iara Pinós, diretora do spa Costão do Santinho.
Os rostos e os corpos têm características distintas; redondos convivem com longilíneos e malhados de todas as idades. "O perfil de quem vai para spa mudou muito. Em janeiro, a maioria são jovens de 13 a 21 anos", diz o endocrinologista do Spa Med Guarujá Mauro Tadeu Moura.
Para atender a perfis distintos, o cardápio de spas no Brasil -à beira-mar ou na montanha- varia entre spas médicos com rígidas dietas e internação mínima àqueles em que a alimentação é livre ou em que se pode passar um dia sem estar hospedado no hotel. Tratamentos com lamas e de antienvelhecimento, reeducação alimentar e dieta higienista diversificam os spas. Basta encontrar aquele que tem a sua cara.
E mesmo quem se sujeita a uma dieta de 300 calorias diárias não passa necessariamente por uma estada sofrida, pois é compensado com uma programação intensa e pratos com decoração de dar água na boca.


Próximo Texto: Hóspede paga R$ 50 por hambúrguer
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.