São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLIA PERNAMBUCANA

Situado no agreste do Estado, município recebe cerca de 100 mil pessoas em clima de tranqüilidade

Papangus alegram famílias em Bezerros

DA ENVIADA ESPECIAL A PERNAMBUCO

No agreste pernambucano fica Bezerros, a terra dos papangus. O município acolhe em média 100 mil visitantes todos os anos nos dias de folia e, em 2004, contará com arquibancadas em pontos estratégicos para que os turistas possam acompanhar melhor a passagem dos grupos folclóricos.
A história dos papangus remonta ao início do século passado. Por volta de 1905, as primeiras máscaras eram confeccionadas com papel usado para embrulhar charque (carne-seca), e as fantasias eram enfeitadas com folhas de bananeiras e cajueiros, espécies abundantes na região.
A partir da década de 50, os mascarados que batiam às portas dos moradores passaram a receber deles cuias de angu, comida típica feita à base de farinha de milho. A partir daí a população passou a chamá-los de papangus.
A festa de Bezerros tem clima familiar. A atmosfera predominante é de tranqüilidade. Funcionam na cidade dois principais pólos de animação -o QG do Frevo, na rua da Matriz, e o Pólo Cultural, na praça Duque de Caxias. Como em Olinda, é possível alugar uma casa para acompanhar de perto os folguedos locais.
(TATIANA DINIZ)


SAIBA MAIS
Distância da capital: 65 km Como chegar: De carro, pela BR 232; de ônibus, saindo do Terminal Integrado de Passageiros do Recife (tel. 0/xx/81/3452-1999) ou em excursões da Empetur (tel. 0/xx/81/3427-8000). Informações Turísticas: 0/xx/81/3626-0352



Texto Anterior: Caboclos brilham em Nazaré
Próximo Texto: Caiporas usam terno, gravata e saco na cabeça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.