São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERRAS ALTAS

Noite começa à georgiana e termina ao pé da forca

Os restaurantes mais arrumados estão em George street e Rose street; os melhores pubs, em Grassmarket

DA ENVIADA ESPECIAL A EDIMBURGO

Quando a tarde cai, na hora de escolher o destino da noite que começa, Edimburgo apresenta dois rumos bem opostos. De um lado, lugares arrumados, com toalha branca na mesa e cardápio de capa de couro. Do outro, balcão de bar, atendente bigodudo, pints e ponto.
O primeiro, o dos lugares mais arrumados, é na georgiana New Town, especificamente na George street e na Rose street. Não que eles sejam menos animados. No fim da noite, estarão repletos de grupos cantando a plenos pulmões. Mas eles são, digamos, mais janotinhas. O segundo é Grassmarket, na cidade velha, onde ficava a forca. A dica para a noite completa é jantar no primeiro, à georgiana, e esticar no segundo, o do antigo cadafalso, até porque a comida ali não é das melhores.
O restaurante mais impressionante da New Town é o The Dome. Aberto em 1996, ocupa um prédio de 1775, projetado por James Craig, o mesmo que planejou a New Town.
O edifício era o antigo salão de médicos do College of Physicians. Mas como a construção custou mais do que o planejado, foi vendido para o Comercial Bank of Scotland em 1843. O banco se fundiu a outros e, até 1993, o prédio era a sede do Royal Bank of Scotland. Ali é um bom lugar para provar entradas a base de salmão defumado, uma das especialidades escocesas. Os pratos custam em torno de 20.

Enforcados
Na Grassmarket, enfileiram-se alguns dos mais tradicionais pubs da cidade. Três merecem destaque: The White Hart, Last Drop e Maggie Dicksons, um bem pegado ao outro. Quem está acostumado aos pints -copos de chope com 568,26 ml- pode planejar tomar um em cada bar. Quem não está deve optar pelos half pints, que vêm com a metade disso.
Eles ficam de frente para a praça onde eram enforcados os condenados à morte. Daí dois deles fazerem menção a isso em seus nomes. O simpático Last Drop refere-se ao último gole de uísque que os condenados bebiam -versão otimista- ou à última gota de sangue que vertiam-versão pessimista.
O Maggie Dicksons homenageia uma mulher que sobreviveu ao cadafalso e foi absolvida de sua pena -apesar da história incrível, é o menos legal dos três pubs. O mais divertido é The White Hart. Ali, com as horas, os frequentadores podem começar a cantar músicas tradicionais de acordo com a empolgação. E o atendente, um bigodudo de poucas palavras, lidera os refrães.


THE WHITE HART
Grassmarket, 34; tel.: 00/xx/44/ 31/226-2806

MAGGIE DICKSONS
Grassmarket, 92; tel.: 00/xx/44/ 31/225-6601

LAST DROP
Grassmarket, 74; tel.: 00/xx/44/ 31/225-4851

THE DOME
George street, 14; tel.: 00/xx/44/ 31/624-8624; www.thedomeedinburgh.com


Texto Anterior: Terras altas: Tradicional, o kilt é a peça do momento entre os modernos
Próximo Texto: Terras altas: Pacotes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.