São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mudança de roteiro tradicional chega à costa da Ligúria

Só diferença de cenário já justificaria cada quilômetro rodado para desvio do caminho, que não é tão longo

Cinque Terre, na Riviera di Levante, são cinco vilas de pescadores já descobertas por turistas há um certo tempo

DO ENVIADO À ITÁLIA

Um pouco fora do roteiro tradicional pela região central da Itália, a costa leste da Ligúria vale cada quilômetro rodado a mais para chegar lá.
Só a mudança de cenário já justificaria o desvio, que na realidade nem é tão longo assim. Após pouco mais de uma hora de Pisa ou Lucca, as planícies costeiras e populosas do norte da Toscana dão lugar a penhascos abruptos, onde a cadeia dos Apeninos mergulha de forma dramática na imensidão azul do mar da Ligúria.
Da estrada, é possível avistar as pedreiras de Carrara nas encostas dos Apeninos, de onde é extraído o mármore. Pouco depois, passa-se pela cidade portuária de La Spezia. A partir de então, a estrada fica estreita e íngreme até cruzar um túnel. Do outro lado finalmente se descortina a primeira vista panorâmica das Cinque Terre.
Localizadas na Riviera di Levante, como é conhecida a costa ao sudeste da capital Gênova, as cinco vilas de pescadores que formam as Cinque Terre já foram descobertas pelos turistas há algum tempo. Mesmo assim, conseguem manter seus charmes, principalmente fora da altíssima temporada.
Cada vez mais populares, mas ainda longe do luxo de algumas das cidades ao longo da costa lígure, as Cinque Terre oferecem uma versão acessível e espetacular de Portofino, exclusivo reduto de "jet-setters" a uma hora.
As vilas de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso são hoje protegidas por um parque nacional. São também patrimônio da Unesco desde 1997.
Estradas sinuosas margeiam os precipícios e ligam as cinco vilas. Mas a melhor forma de conhecê-las pode requerer preparo físico. São trilhas de diversos graus de dificuldades utilizadas desde a Idade Média. Até a construção da ferrovia, em 1874, elas eram a única ligação por terra entre as vilas.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Rota por montes leva a vilas perdidas
Próximo Texto: A partir de Riomaggiore, trilha revela vilas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.