São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Não deixe de provar cada tipo de prato na península

Qualquer passeio na Itália sempre pode virar um roteiro gastronômico

País da bota é berço do movimento "slow food", surgido nos anos 80 em oposição à globalização das redes de fast food

DO ENVIADO À ITÁLIA

Não há como negar: qualquer roteiro pela Itália sempre será também um roteiro altamente gastronômico. Da mesma forma que a história da região está estampada por toda a parte em suas paisagens, estas também aparecem claramente refletidas nos variados pratos da gastronomia local.
Foi na Itália que surgiu, nos anos 80, o movimento "slow food" (www.slowfood.it), em oposição à globalização das lanchonetes tipo fast food, com o lema "bom, limpo e justo".
Para o turista, outro lema poderia ser: "deixe aquela dieta para depois das férias". E, para muitos, mais do que igrejas ou museus, que até preenchem bem as horas de ócio entre as refeições, uma viagem pela Itália acaba se transformando numa peregrinação de restaurante em restaurante.
A região central do país representa bem a qualidade e a variedade das diferentes culinárias regionais da Itália.
Os pratos mais típicos de Florença e da Toscana, por exemplo, são de preparo simples, mas jamais abrem mão de ingredientes de qualidade. Exemplos clássicos da típica cozinha toscana são a bisteca e a trippa alla (dobradinha) fiorentina e a ribolita. Também marcam presença nos cardápios as carnes de caça.
Os doces, como o ricciarelli e o cavallucci, biscoitos à base de amêndoas e de avelãs, respectivamente, também têm destaque nas vitrines toscanas.
Na costa da Ligúria, a pedida são pratos com pescados e frutos do mar, ou massas ao molho pesto, sempre com ingredientes frescos, diretos do mar ou das encostas das Cinque Terre. A focaccia (massa de aperitivo) também tem origem na região.
Já a Úmbria é conhecida por pratos à base de suas cobiçadas trufas negras, além dos embutidos de Norcia, considerados os melhores do país. Em Castelluccio, no alto dos montes Sibillini, o destaque são as lentilhas colhidas no Piano Grande.
Quem prefere pegar mais leve entre visitas a museus e passegiattas, um panino, recheado com os melhores e mais frescos ingredientes da região, raramente decepciona. Em Florença, o lendário I Due Fratellini (www.iduefratellini.com) faz "os melhores panini da cidade" desde 1875, com ingredientes à escolha, por 2,50.
Para os enólogos, a região é considerada o paraíso. As vinícolas da Toscana produzem alguns dos vinhos mais renomados do mundo, como o Brunello di Montalcino, o Chianti e o Vino Nobile di Montepulciano.
Mas cada uma das outras regiões italianas também produz uma grande variedade de ótimos vinhos locais.
(PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: A partir de Riomaggiore, trilha revela vilas
Próximo Texto: Sorveteria tem cardápio com sabores ousados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.