São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

gigante do ar

Por que as luzes do avião diminuem ao decolar? Como é armazenada a comida durante o voo?

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um Boeing 747 pode transportar cerca de 450 passageiros e carregar mais de 400 toneladas. Mesmo com todo esse peso, ele consegue se levantar no ar e voar a uma velocidade média de 900 km/h.
Segundo o professor de engenharia mecânica da Unicamp Kamal Ismail, o que mantém um avião no ar é a interação entre quatro forças aerodinâmicas: sustentação, peso, empuxo e arrasto.
Para que o avião ganhe altura e velocidade, o empuxo deve ser igual ao arrasto e a sustentação deve ser equivalente ao peso da aeronave.
A sustentação necessária para que o avião paire no ar é criada por suas asas. Se essa força for menor que seu peso, ele perderá altura.
O arrasto é a força de resistência do ar e depende do tamanho da aeronave. Para vencer essa resistência, é criada uma força, denominada empuxo, a partir dos motores do avião.
Atividades triviais, como fazer uma refeição e ir ao banheiro, são diferentes quando realizadas durante um voo. Falar ao celular é proibido e decolar com o assento inclinado pode causar uma lesão. Descubra por quê.
(VANESSA CORRÊA DA SILVA)


Texto Anterior: 36 horas em Brasília
Próximo Texto: Planet@ Letra: "Guia Verde" do RJ é lançado em português
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.