São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Imagens de Cristiano Mascaro focam detalhes de Tiradentes

DE SÃO PAULO

Não busque em "Tiradentes - Um Olhar para Dentro" fotografias de igrejas, altares e imagens normalmente identificadas com as cidades históricas mineiras.
O que dá o tom às fotografias de Cristiano Mascaro são os detalhes -não menos reveladores da arquitetura da cidade. Uma mirada única sobre seus moradores e a vida cotidiana. Detalhes que costumam passar despercebidos pelos turistas.
O texto de Humberto Werneck resgata pontos da história da cidade e esmiúça o processo de trabalho de Mascaro, que começa com uma tarefa e amplia seus horizontes, usando imagens em um trabalho de cronista.
Mascaro reconstrói Tiradentes em detalhes. Numa porta vermelha na qual o desenho de um sino indica a corda da campainha; nos ferrolhos e dobradiças de ferro ou num relógio antigo na entrada de uma casa.
É no interior das casas comuns, e não das igrejas e monumentos, que o livro desenha Tiradentes, mostrando o que fica escondido do turista apressado. Mesas e prateleiras são enfeitadas com vasos de porcelana e flores artificiais; em uma biblioteca, um lustre de crochê completa o cenário colorido.
Há ambientes com diferentes graus de requinte; em todos, Mascaro busca o diferencial escondido do visitante comum -uma parede pintada onde estão pendurados instrumentos musicais, um estandarte de são Sebastião na estante.
O volume representa a viagem que poucos turistas fazem: além das atrações turísticas, apreciando a beleza menos óbvia de Tiradentes.

FOTOGRAFIA
Tiradentes - Um Olhar para Dentro
Cristiano Mascaro (fotos), Humberto Werneck (textos)
EDITORA Bei
QUANTO R$ 120 (176 págs.)


Texto Anterior: Planet@ Letra: Redes sociais ajudam a programar as férias
Próximo Texto: Overbook
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.