São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Descubra onde comer ceviche e passar frio na PB

Brejo atrai atenção com projeto que aproveita inverno para promover roteiros de cultura e de gastronomia

Criações de chefs levam ingredientes regionais, como o carpaccio de carne de sol em canapé preparado com tapioca

DA ENVIADA À PARAÍBA

Você está em Bananeiras, interior da Paraíba. Senta-se para almoçar e se depara com um prato de ceviche (peixe cru marinado), servido por um chef que estagiou em restaurantes de NY.
Para jantar, decide que não quer saber de requinte. E entra num bistrozinho de comida regional. Pede a sugestão do chef e eis que, de novo, lá vem ceviche! Dizer que não tem cabimento comer ceviche no Brejo -nome da região em que fica o município de Bananeiras- seria puro preconceito.
Ótimas ideias gastronômicas vêm nascendo neste pedaço da Paraíba. O que nem de longe significa o abandono dos ingredientes locais.
Pelo menos para Vinicius Botto, 29, chef do restaurante que fica no hotel Serra Golfe, e para Josimar Aurélio, dono do bistrô Sabor e Vinil. "O ceviche é feito com tilápia, que é um peixe de água doce da região", diz Aurélio.
E eles vão além: Aurélio criou o muffin de banana com farinha de milho torrado; e Botto assina o carpaccio de carne de sol em cima de um canapé de tapioca.
As criações são estimuladas por festivais gastronômicos que fazem parte do projeto "Caminhos do Frio - Rota Cultural", que abrange Bananeiras e outros cinco municípios. Quanto à comida, pode apostar: é boa mesmo. Quanto ao frio... Os locais juram que os termômetros já chegaram a registrar cerca de 1ºC.
(PRISCILA PASTRE-ROSSI)

FOLHA.com

Veja receitas típicas
folha.com.br/mm889000



Texto Anterior: Raio-X
Próximo Texto: Pacotes para a Paraíba
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.