São Paulo, quinta-feira, 17 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Abadia de Saint-Michel completa 1.300 anos

FESTA > Mostras, concertos e colóquios tomarão o templo em seu 13º centenário

DA REDAÇÃO

No dia 1º de maio, completam-se 1.300 anos da fundação do santuário sobre o monte Tombe, na Normandia, norte da França. Fundado em 708, o templo foi sacramentado em 709, quando recebeu o nome de Mont Saint-Michel.
Para celebrar a data, a abadia recebe, ao longo deste ano e no começo do ano que vem, programação de mostras, concertos e colóquios. De maio a setembro, a exposição "Entre Terra e Céu: o Mont Saint-Michel e as Montanhas Sagradas do Mundo" reúne fotos de Jean-Michel Guillaud. De outubro a dezembro, haverá a mostra "Olhares Sobre o Mont Saint-Michel", e, de 29/9 a 3/ 10, um colóquio debate as representações do local e de são Miguel Arcanjo na literatura e nas artes. O calendário está no site da Maison de la France (www.franceguide.com.br).

Ilha
Um dos aspectos que atrai visitantes a Saint-Michel é que, duas vezes ao dia, ele fica cercado pelas águas do rio Couesnon. No entanto, desde 1879, registra-se o depósito de sedimentos -com isso, no lugar da água azul do rio, o morro fica cercado de lama. No ano que vem, será concluída a construção de um sistema que fará a remoção regular desses sedimentos, garantindo que a igreja fique com seu aspecto insular.


MONT SAINT-MICHEL
De 21/5 a 31/10, das 9h às 18h; de 1º/9 a 30/4, das 9h30 às 17h. Ingresso: 8,50 euros
http://mont-saint-michel.monuments-nationaux.fr



Texto Anterior: Prefeito de Orlando abre evento em SP
Próximo Texto: Na costa brasileira: Há 60 anos, navios de cruzeiro ligam Itália e Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.